Você sabe como calcular o valor de uma empresa? Entenda aqui!

*Atualizado em: 16/10/2018

O que distingue um negócio de sucesso? Quais são os componentes que ajudam a mensurá-lo? Como saber o real valor de uma empresa? Responder a essas perguntas não é uma tarefa fácil, mas é uma prática que precisa estar na rotina de um gestor.

Com uma noção concreta a respeito dos valores envolvidos em um empreendimento, é possível traçar planejamentos mais elaborados e se posicionar no mercado de maneira correta. Isso vale tanto para o longo quanto para o curto prazo.

Para saber mais sobre como calcular o valor de uma empresa, continue lendo este texto!

Afinal, o que é o valor de uma empresa?

Quando se pensa em valores, é automático associá-los a números. Esse gesto, também conhecido no universo do empreendedorismo como valuation, considera termos quantitativos. É válido frisar que essa mensuração diz respeito a um período específico, ou seja, o valor que a companhia tem no presente não necessariamente será mantido.

No entanto, dependendo do modelo empresarial a ser avaliado, alguns conceitos não numéricos também devem ser considerados na equação. Alguns exemplos disso incluem a segurança que esse modelo oferece, seu potencial, os riscos e a relação com as tendências.

Por que saber o valor de uma empresa?

Há inúmeros motivos para fazer a avaliação do valor da empresa. Veja, a seguir, alguns dos principais!

Tomar decisões mais acertadas

O valuation é, acima de tudo, uma ferramenta de gestão. Só o direcionamento correto das ações garante o atingimento das metas estratégicas. Quando as informações sobre o desempenho da companhia são precisas, é possível ter uma visão holística do negócio e mais confiança nas tomadas de decisão importantes.

Avaliar e reduzir custos

Independentemente do tamanho da companhia, conhecer seu valuation é importante para fazer a gestão de custos e despesas da forma mais adequada. Esse é, inclusive, um fator decisivo para a sobrevivência da organização.

Afinal, uma gestão financeira adequada pode tanto conduzir para a melhoria dos resultados quanto levar o empreendimento ao fracasso. Com isso, há mais chances de obter mais qualidade, eficiência e agilidade nas operações — o que resulta em ganhos financeiros.

Gerenciar os indicadores

Quando se sabe quanto vale a empresa, é mais fácil decidir que direção tomar. Nesse cenário, o acompanhamento dos indicadores permite ajustar os processos, de forma a seguir rumo ao objetivo da organização. Por isso, a gestão de indicadores é crucial para o crescimento orgânico e sustentável da empresa.

Mensurar a riqueza para os acionistas

O valuation indica quanto cada acionista tem em termos de patrimônio. Por isso, é essencial que seja feito de forma responsável e avalie o valor real da organização.

Definir estratégias

Saber o valor da empresa ajuda a equipe a ter um entendimento melhor do negócio. Com isso, os profissionais são capazes de definir as estratégias da companhia de forma mais adequada para chegar aos objetivos almejados.

Programar o crescimento

Pensar na evolução da empresa é uma das tarefas mais importantes da gestão. Afinal, nenhuma organização quer ficar estagnada. Com o valuation da companhia em mente, é possível estabelecer um planejamento que contemple as fases de crescimento de forma sustentável.

Pensar em como maximizá-lo

É comum que o valor de uma empresa varie ao longo de sua existência. Nem sempre, porém, isso ocorre de forma favorável. Conhecer o valuation ajuda a definir estratégias que permitam que a organização trabalhe no sentido de maximizar esse valor.

Como calcular o valor de uma empresa?

Em outras palavras, é preciso ponderar as despesas que mantêm o negócio ativo antes de obter a valoração empresarial. O ideal é obter uma estimativa média mensal e uma anual de todas os gastos (D). Depois, deve-se levar em conta o faturamento médio (F), também em relação aos anos e aos meses.

Assim, é possível calcular o fluxo de caixa da empresa (a entrada e saída de dinheiro em um determinado período) a partir da fórmula:

  • fluxo de caixa = F – D

Em seguida, é preciso definir uma taxa de desconto, de acordo com o custo de oportunidade do investidor para investir em outros ativos, o custo de eventuais financiamentos e os riscos associados à atividade. Esses fatores são calculados com base nos números do setor de atuação da companhia.

Esse desconto simboliza, em suma, o risco de investimento na instituição. Só é possível calculá-lo a partir de um bom conhecimento de mercado. Para isso, analise fusões ou compras recentes no mesmo segmento da corporação.

Posteriormente, deve-se estipular os ativos e somá-los ao valor obtido. Eles são tudo aquilo que o empreendimento tem além do valor que está em caixa. Podem estar relacionados a:

  • TI;
  • produtos em estoque;
  • patrimônio em geral;
  • valores a receber.

Em termos práticos, isso significa que se uma companhia tiver, por exemplo, a perspectiva de ter fluxos de caixa de R$ 300 mil, R$ 400 mil, R$ 500 mil, R$ 600 mil, R$ 800 mil e R$ 1 milhão (do ano 1 ao ano 6), o crescimento pode ser de 5% ao ano a partir do sexto ano.

Se for definida uma taxa de desconto de 20% ao ano, o valor do negócio pode ser calculado a partir da fórmula a seguir:

  • Valor presente = (300/(1+0,2)) + (400/(1+0,2)2) + (500/(1+0,2)3) + (600/(1+0,2)4) + (800/(1+0,2)5) + ((1000/(0,2-0,05)/(1+0,2)5)

Valor presente = 250 + 277,78 + 289,35 + 289,35 + 321,50 + 2679,18

Valor presente = R$ 4107,16 mil

Ou seja, esse negócio tem um valor presente de R$ 4.107,16 mil. O investidor, então, vai procurar negociar: vai dizer que o risco é maior ou que a possibilidade de obter caixa não é tão elevada. Entretanto, ter esse valor em mãos é um excelente ponto de partida na hora de iniciar a negociação.

Como aumentar esse valor?

Para aumentar o valuation da organização, é fundamental investir certo, em busca da rentabilidade e das possibilidades que esse investimento pode trazer. Ter uma gestão proativa também é extremamente benéfico nesse sentido, já que os processos serão otimizados, a produtividade crescerá e os rendimentos, por consequência, serão favorecidos.

Assim, saber como calcular o valor de uma empresa é de interesse não só do proprietário, mas também de possíveis investidores e do mercado como um todo. Se você gostou deste conteúdo, assine nossa newsletter e receba materiais semelhantes diretamente no seu e-mail.


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