Transforme seus colaboradores em especialistas em segurança

seguranca-colaboradores-mxm-01Contar com ferramentas que assegurem o funcionamento eficaz de sua empresa auxilia empreendedores a lidar melhor com os percalços do dia a dia. Contudo, além disto, uma equipe bem informada e capacitada é imprescindível para manter a segurança de seu negócio.

Quando falamos sobre ataques cibernéticos é importante que todos “falem a mesma língua”, assegurando assim os dados corporativos de sua companhia. Fazer com que os seus colaboradores estejam bem informados sobre os riscos de segurança ajuda a evitar ataques cibernéticos ao seu negócio. Isso por conta de malwares e uso indevido por parte dos colaboradores – que costumam ser os problemas mais comuns em empresas que não impõem políticas de TI centralizadas.

A boa notícia é: focar em processos básicos de segurança pode ajudar a proteger contra muitas das ameaças comuns que ocorrem atualmente, tal proteção pode ser feita por meio de uso de serviços online, tecnologias em nuvem e dispositivos que ofereçam segurança integrada. E, o mais importante, seus colaboradores devem se tornar sua primeira linha de defesa!

Confira abaixo um guia desenvolvido pela Microsoft – parceira de negócios da MXM Sistemas -, que ilustra como todo funcionário deve agir em nome da segurança:

Informe sua equipe sobre pishing

Busque explicar para seus colaboradores o que é phishing – tanto nas contas de e-mail pessoais quanto nas contas de trabalho.

O Outlook.com, por exemplo, possui proteções contra a ação de hackers. Ao configurar a verificação de duas etapas, um hacker terá o dobro de dificuldade de invadir os e-mails de sua empresa, mesmo que eles tenham acesso às senhas.  O Outlook oferece detecção antiphishing integrado para evitar que e-mails fraudulentos cheguem até você.

Incentive o uso de senhas seguras

Orientar colaboradores a utilizarem senhas seguras pode parecer primário e cansativo, mas acredite: senhas fáceis ainda são muito utilizadas.

A lista de senhas de e-mails ou redes sociais mais hackeadas de 2014 nos EUA revela que muitos usuários ainda optam por combinações quase infantis, ainda que a noção de se escolher um termo difícil seja amplamente divulgada. Em primeiro lugar da lista, por exemplo, está a óbvia sequência “123456”; em segundo, a não menos popular “password” (que em português significa “senha”).

Portanto, considere o uso de programas que geram senhas fortes aleatórias. Ou então imponha políticas para exigir que os funcionários alterem suas senhas regularmente.

Mantenha seu antivírus sempre em dia

Por mais que pareça incômodo, é necessário atualizar seu software de segurança sempre que tiver uma nova versão no mercado, afinal, é a maneira mais eficaz de manter sua empresa segura conta as ameaças que estão em constante mutação.

A Microsoft se compromete em facilitar este processo, monitorando e detectando constantemente ameaças e garantindo as que proteções mais recentes estejam em vigor em suas soluções. O Office 365, por exemplo, inclui proteção atualizada contra spam e vírus para proteger melhor sua comunicação por e-mail.

Gerencie os dispositivos móveis de sua empresa

A adoção de dispositivos móveis por seus colaboradores no trabalho é algo positivo e que deve ser estimulado, no entanto, é importante que os devices utilizados estejam protegidos por senhas e as informações confidenciais não devem passar por dispositivos pessoais. Considere o gerenciamento de dispositivos de seu time para que você – e eles – não precisem se preocupar.

A Microsoft fornece proteção integrada em todos os níveis de sua plataforma de tecnologia, desde o servidor até computadores e dispositivos móveis. Por exemplo, com o Gerenciamento de Dispositivo Móvel para Office 365 e Microsoft Intune, você pode bloquear remotamente um dispositivo, apagar os dados e redefinir um pin se o dispositivo for perdido ou roubado.

Lembre-se também de incentivar colaboradores a usar um aplicativo de rastreamento de dispositivo ou um serviço do tipo “encontrar meu telefone” que possa ligar, localizar, bloquear e apagar um telefone perdido.

Mantenha os dados confidenciais sempre seguros

As informações de uma organização podem permanecer em um dispositivo pessoal quando os colaboradores deixam a empresa. Incentive sua equipe a usar a nuvem para salvar arquivos, usando o backup automático dos arquivos do OneDrive for Business.

Office 365 também oferece a opção de definir permissões e níveis de acesso claros a esses arquivos de backup. Assim, quando seus colaboradores vão embora, os dados permanecem dentro da empresa.

Reforce a segurança por e-mail

Use toda a segurança do Office para sua empresa, protegendo documentos confidenciais com senha no Office (basta clicar em Arquivo → Informações →Proteger Documento →Criptografar com Senha).

Como alternativa, salve o documento na nuvem, usando o OneDrive for Business, e simplesmente envie um link às pessoas selecionadas que necessitam das informações. Seguindo todas as dicas mencionadas acima, sua empresa estará protegida. Dissemine estas informações entre sua equipe e faça da segurança uma cultura em sua empresa: ela será mais segura e isto resultará diretamente em seus objetivos.

Conte com a MXM Sistemas e a Microsoft

Aproveite para ter o Office 365 apoiando o aumento de produtividade da sua empresa: com Office 365 a sua empresa ganha em produtividade, flexibilidade e segurança. Com ele você pode usufruir de todas as ferramentas mais familiares para o seu negócio (Word, Excel e PowerPoint), contando também com uma série de produtos originais que agregam ainda mais valor ao seu negócio como: Sharepoint, para compartilhar e armazenar informações de qualquer dispositivo; OneDrive, para armazenar e compartilhar documentos com clientes e parceiros; Exchange, o seu e-mail corporativo; e Skype for Business, que faz reuniões online sem custo.

Em caso de dúvidas sobre Office 365 ou licenciamento Microsoft entre em contato com a equipe de TI da MXM Sistemas através do banner abaixo, pelo email ticomercial@mxm.com.br ou ligue para o telefone (21) 3233-2300.

Cotar Office 365


Fonte: Microsoft – Pensando Grande 

Mídia Social:

Um comentário sobre “Transforme seus colaboradores em especialistas em segurança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *