Soluções em Cloud: 6 passos para escolher para a sua empresa

A computação na nuvem é um investimento realizado por grande parte das empresas hoje devido aos benefícios entregues pela tecnologia, porém você sabe como escolher entre todas as soluções em cloud do mercado?

Não se preocupe, nas próximas linhas você poderá contar com uma lista sobre quais requisitos observar quando for realizar a contratação de um fornecedor de nuvem seguro e confiável para a sua empresa.

A computação em nuvem

Se você não está familiarizado com o que é cloud computing saiba que você o utiliza todos os dias. O conceito de nuvem é o de acessar sistemas, plataformas e infraestruturas por meio da internet.

Quando você acessa uma rede social, por exemplo, você está usando um processamento computacional que se encontra em um servidor remoto. Existem três maneiras de prover serviços em nuvem que podem ser contratados pela sua empresa.

  • IaaS — Infraestrutura como Serviço, na qual é possível utilizar servidores remotos, montando uma estrutura de TI completa;
  • SaaS — Software como Serviço, em que sua empresa contratar uma aplicação que é acessada via rede, como um sistema de gestão;
  • PaaS — Plataforma como Serviço, mais comum no desenvolvimento de sistemas.

O mais comum é as empresas realizarem investimentos em softwares como serviço, uma vez que muitos gestores preferem manter uma infraestrutura de TI local para rodar certas aplicações críticas da empresa.

Existem diversos provedores de serviços de computação em nuvem e na hora de escolher por algum deles é preciso ficar atento a certas questões para evitar surpresas desagradáveis. Lembre-se de que a disponibilidade de seus serviços está na mão dessa empresa.

1. Suporte ao usuário

Como todo serviço de tecnologia da informação contratado pela empresa, o suporte é uma questão que deve ser analisada a fundo. Afinal, é por meio dele que sua empresa poderá tirar dúvidas acerca dos serviços contratados e ter a resolução para possíveis erros ou falhas que possam vir a acontecer.

A resposta rápida do suporte do serviço de cloud computing é essencial para evitar indisponibilidades dos sistemas de sua empresa. Por isso, é importante conhecer e analisar a capacidade que o fornecedor tem de lidar com as demandas que lhe são impostas.

Ao firmar um contrato de prestação de serviços em cloud computing é interessante analisar questões como o tempo para o atendimento de uma ocorrência e o tempo máximo para resolução de problemas.

2. Escalabilidade

Uma das principais vantagens apresentadas pela computação em nuvem em relação à infraestrutura local é a capacidade de escalar facilmente os sistemas com apenas alguns cliques.

É necessário maior poder de processamento, basta adicionar ao pacote maior armazenamento. O procedimento é o mesmo, porém alguns fornecedores podem não estar preparados para atender a essa demanda.

É preciso ficar atento à capacidade física do provedor de serviços em nuvem de fornecer escalabilidade para a sua empresa e quais as possibilidades de aumentar no futuro para comportar a sua demanda.

Verifique como funciona os pedidos por alteração nos recursos contratados. Para que sua empresa possa aproveitar todos os benefícios da cloud, a escalabilidade deve ser simples de realizar.

3. Segurança

Se você acompanha as notícias do mundo da tecnologia, deve ter visto os últimos grandes ataques ocorridos no mundo, como os ransonwares WannaCry e BadRabbit. Com o aumento de invasões e sequestro de dados, a segurança da informação deve ser prioridade na hora de escolher por um fornecedor de serviços em cloud computing.

Verificar as políticas de segurança de privacidade do provedor pode ser uma boa ideia, já que esses são fatores de segurança fundamentais nos servidores em nuvem.

É crucial que o fornecedor tenha condições de guardar em segurança as chaves de acesso, pois o vazamento de informações confidenciais de uma empresa podem gerar uma série de prejuízos, além de perdas de confiabilidade por parte dos clientes e danos a imagem.

4. Tecnologia

O principal fator influenciador no momento da contratação de uma solução em nuvem é a dificuldade que todas as empresas têm de manter-se atualizadas em relação aos recursos tecnológicos que surgem a todo momento.

Afinal, ao finalizar uma implantação de um novo servidor, por exemplo, outro mais moderno e contando com um maior número de recursos já pode ser lançado logo em seguida, minando os esforços da empresa em se manter atualizada.

É preciso observar, então, como o fornecedor atualiza e mantém o seu parque de equipamentos e infraestrutura de TI, pois máquinas desatualizadas impactam diretamente na eficiência dos serviços.

5. Credibilidade

Ao fornecer soluções em nuvem de maneira competente e com qualidade de serviços um provedor pode conquistar credibilidade no mercado, sendo até mesmo recomendado por outras organizações.

Ao escolher por seu fornecedor, busque informações sobre seus serviços junto a clientes anunciados em seu site e também no mercado. Isso dará uma visão mais ampla sobre os pontos fortes e fracos do provedor.

A opinião de empresas parceiras e outros clientes que optaram por esse provedor podem ser levados em consideração na hora da escolha. Bons serviços sempre recebem boas recomendações.

6. Custo-benefício

Escolher pela solução mais barata do mercado pode incorrer em custos maiores, seja pelo vazamento de informações, seja pela perda de dados ou até indisponibilidade de serviços.

Todos os itens já listados devem ser analisados juntamente com o valor a ser investido para montar uma tabela de custo-benefício e verificar qual o fornecedor oferece mais vantagens em relação ao valor praticado.

É necessário prestar atenção ao contrato firmado para verificar quais os seus direitos e obrigações, e o que você pode exigir do serviço. Muitas vezes, o plano básico pode ser um valor em conta, porém aumentar os recursos exigirá investimentos maiores.

Estando atento a todos os requisitos listados você poderá escolher com facilidade qual o melhor provedor de serviços em nuvem para a sua empresa e poderá usufruir de todos os seus benefícios, como escalabilidade, redução de custos, segurança, entre outros.


 

As soluções em cloud são uma realidade hoje nas empresas e escolher o melhor provedor é só o primeiro passo na migração para a nuvem. Baixe nosso e-book e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre cloud computing!

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *