Segurança: o que essa palavra significa para você e sua empresa?

Em dicionários, você encontrará a definição: “estado, qualidade ou condição de quem ou do que está livre de perigos, incertezas, assegurado de danos e riscos eventuais; situação em que nada há a temer”.

Você pode estar se perguntando qual a relação disso com tecnologia, certo? Na opinião da maioria dos especialistas em segurança digital, muita coisa!

Com o avanço da tecnologia e a rapidez com que nos conectamos, com acessos a dispositivos, transferências de dados e outras ações, muitas vezes não nos damos conta dos riscos envolvidos. Ações aparentemente simples e corriqueiras, como criar senhas, transferências de fotos e dados na Internet, podem apresentar riscos potenciais a nós e às empresas onde atuamos, incluindo bancos e departamentos governamentais, com roubo de informações e dados financeiros.

Isso não quer dizer, é claro, que devemos abandonar a tecnologia e seus avanços. O que precisamos fazer é tomar ciência das ameaças, adotando medidas para reforçar a segurança, que partem desde ações como criar senhas seguras e com autenticação em dois passos, a seguir recomendações de fornecedores e empresas para os devidos procedimentos, como de abertura de uma conta de e-mail e forma de acesso a conta bancária.

Para as empresas, também é preciso estar alerta e criar planos de conscientização para todos os funcionários. Afinal, cada funcionário é responsável pelos dados aos quais possui acesso. Também é importante entender que um ataque à segurança pode ocorrer internamente, seja por um funcionário mal intencionado ou por problemas de administração.

Sem os recursos tecnológicos apropriados, a ação imediata se torna inviável, comprometendo a segurança e os dados sensíveis da empresa, podendo resultar em perdas financeiras e de propriedade intelectual, além dos danos à imagem da marca, vide casos de grandes empresas que sofreram casos semelhantes nos últimos anos.

Concluindo, os avanços tecnológicos devem ser adotados levando sempre em conta a segurança para proteção de dados sigilosos e sensíveis, sejam pessoais ou corporativos.

 

Créditos autorais:  David Pereira Pontes — Consultor de Segurança e Cloud — IBM Systems Lab Services
Fonte: IBM Systems Brasil Blog


Fique por dentro dos posts mais acessados quinzenalmente em nosso blog assinando nossa Newlsletter!

Seu nome

Seu e-mail

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *