Saiba qual é o papel da TI no sucesso da mobilidade corporativa

Com as rotinas de trabalho cada vez mais frenéticas, exigindo, inclusive, a execução de atividades concomitantes, a necessidade de oferecer uma produtividade cada vez maior é urgente. Nesse cenário, a TI exerce papel fundamental na mobilidade corporativa e otimização dos trabalhos.

Afinal, para se manter no compasso do movimento acelerado do mundo dos negócios, é muito comum se utilizar do e-mail, compartilhar documentos, tomar decisões, entre uma reunião e outra, em viagens, no trânsito e onde quer que se esteja.

E todo esse movimento empresarial só é possível por meio da mobilidade que a TI proporciona, fornecendo uma alta capacidade de processamento nos dispositivos móveis e a mobilidade corporativa propriamente dita.

 

Acompanhe os tópicos seguintes e saiba mais sobre a atuação da TI na mobilidade corporativa!

O que é mobilidade corporativa?

Primeiramente, é preciso entender do que se trata a mobilidade corporativa. Para facilitar a compreensão, tenha em mente que todos os programas e todos os dados aos quais se tem acesso no ambiente físico da empresa.

Agora, compartilhe tudo aquilo que está no desktop com os dispositivos pessoais dos colaboradores, seja um notebook, tablet ou smartphone. Por meio dessa virtualização de computadores locais e de suas respectivas aplicações, tudo fica à disposição para utilização em qualquer parte. Ou seja, isto é mobilidade corporativa.

É claro, com essa abordagem, uma camada de segurança deve abranger todos os programas da empresa, oferecendo a devida confiabilidade aos profissionais e à companhia.

Em síntese, entender e investir no conceito da mobilidade corporativa, somada à segurança de acesso, é uma oportunidade que deve ser explorada pelos diretores de TI, tornando, assim, as empresas mais competitivas e eficientes.

Por que a mobilidade corporativa é uma tendência?

Não há dúvidas de que a mobilidade corporativa é uma tendência, afinal, inova completamente o mundo corporativo, ampliando a atuação das empresas para além dos escritórios.

A mobilidade corporativa, por exemplo, auxilia as organizações na criação rápida de uma unidade de negócio para atender uma licitação vencida, empodera as equipes de vendas para atuar em campo com dados confiáveis e sigilosos, viabiliza o trabalho remoto e eleva a produtividade — e satisfação — da equipe. Enfim, esse são só alguns exemplos.

Enfim, não seria desarrazoado dizer que a mobilidade corporativa tem se tornado um recurso essencial para a gestão financeira das companhias, já que essas, cada vez mais, estão altamente focadas na minimização dos custos e manutenção de um bom ambiente de trabalho.

O trabalho da TI como fator de sucesso

Nos dias atuais, é impossível desvincular o trabalho da TI do sucesso do negócio, afinal, esse é um setor que oferece as soluções de automação e gestão que aumentam a produtividade dos profissionais e elevam a eficiência da empresa.

Por essa razão, o planejamento estratégico deve se manter sempre à vista, sobretudo, dos profissionais que atuam nos departamentos de tecnologia. Com isso, seus esforços poderão se mostrar muito mais assertivos em oferecer ferramentas que viabilizam o alcance dos objetivos estratégicos da organização.

E, como se pode perceber, a mobilidade corporativa é uma das linhas de atuação que a TI deve manter constante acompanhamento, inovando e aprimorando as plataformas e recursos utilizados.

A nuvem como ferramenta de integração

Um dos grandes avanços da mobilidade corporativa foi, sem dúvida, a nuvem virtual. Por meio desse recurso é possível armazenar e compartilhar arquivos de qualquer parte do mundo, bastando conexão com a Internet.

Por isso, falar em mobilidade corporativa sem citar a nuvem não seria muito coerente. Afinal, por meio dela, as aplicações têm a possibilidade de acessar e distribuir as informações, eliminando, por exemplo, a necessidade de lidar com documentos em papel, ou de carregar dispositivos como pendrive e HD externos.

E agora? Entende a relação da TI como a mobilidade corporativa? Não se preocupe, se ficou alguma dúvida, basta deixá-la nos comentários!  

 

 

 

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *