Saiba como organizar uma semana Sipat na sua empresa

Toda empresa deve preservar sua força de trabalho — afinal, sem os colaboradores, a organização não existe. Por isso, é importante fazer ações que reforcem a necessidade de prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Uma das formas de fazer isso é promover uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), ou, como também é conhecida, semana Sipat. Esse evento, que é obrigatório e feito anualmente (conforme a Norma Regulamentadora 5), tem o objetivo de orientar e conscientizar os trabalhadores, bem como criar atitudes positivas e corrigir as possibilidades de riscos.

Neste post, mostramos como organizar uma semana Sipat na sua empresa. Venha saber como fazer isso!

Planeje com antecedência a semana Sipat

É preciso ter em mente que é essencial começar o processo de organização da Sipat o quanto antes possível. Afinal, a ideia é que a participação dos funcionários seja massiva — e, para isso, organizá-la e divulgá-la com antecedência é essencial.

A complexidade do evento vai variar de acordo com que o organizador tem em mente (e com a verba disponível), mas o sucesso do encontro está diretamente relacionado ao planejamento prévio. Sem ele, portanto, há mais chances de falhas.

Avalie os custos

Fazer um levantamento de custos do evento é essencial: isso facilita até ao apresentar a proposta para a direção da empresa, já que demonstra o cuidado tido com o processo de organização.

Defina um tema

A equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) deve participar ativamente da organização da Sipat. O primeiro passo é definir o tema do encontro. Aqui, uma boa ideia é promover um concurso entre os funcionários para que eles criem frases e símbolos para o evento. Assim, eles começam a se envolver bem antes da realização da Sipat — o que cria um ótimo clima.

Escolha a equipe

A equipe que vai organizar a Sipat deve ser composta com integrantes da Cipa. É importante que para cada participante do grupo seja dada uma tarefa adequada a seu perfil e a seu talento. Isso garante que ela vai trabalhar com mais confiança.

É essencial, ainda, que seja escolhido um coordenador para ficar responsável pelo grupo. Ele deve ter perfil de liderança, ser proativo e dinâmico — é ele, por sinal, quem vai acompanhar de perto o trabalho da equipe, por isso deve ter autonomia para trabalhar.

Encontre um local para a Sipat

Ao estipular um lugar para abrigar a Sipat, é importante ter em mente a estrutura necessária. Vale considerar, entre outros:

  • se há banheiros nas proximidades;
  • se existe bebedouro próximo;
  • qual a capacidade do local;
  • se é arejado e iluminado;
  • se há infraestrutura tecnológica (internet, computadores, microfone, tomadas e assim por diante).

Para cada um desses itens que não existir no local é importante avaliar a viabilidade de instalá-los. Afinal, os participantes precisam estar confortáveis para que aproveitem a semana.

Estabeleça um cronograma

O desenvolvimento das ações que antecedem a Sipat é fundamental para o sucesso do evento. Lembre-se de que elas devem seguir uma ordem lógica e de que todos devem saber como o processo vai se desenrolar e seguir a ordem das ações.

Selecione as atividades

Aqui, é essencial considerar que o objetivo da Sipat é falar e praticar a segurança no trabalho. As atividades devem enfatizar esse comportamento. É importante sempre se perguntar se determinada ação vai colaborar para que o objetivo seja cumprido.

Crie expectativa

Com tudo definido, é preciso divulgar o encontro e a sua importância. Faça propaganda sobre ele nos canais de comunicação, por e-mails e comunicadores internos, coloque banners na intranet da empresa e abuse dos cartazes informativos.

Faça sucesso

Durante a realização da Sipat, procure manter tudo funcionando de forma a garantir o conforto dos participantes. Isso vai deixá-los à vontade para aproveitar o evento e absorver o máximo de informações.

Lembre-se de que a Sipat é o resultado de um trabalho que leva um ano para ficar pronto. O encontro em si é o resultado desse processo.

Preparado para organizar uma ótima semana Sipat? Então, continue no blog e venha entender o que são as obrigações acessórias de uma empresa. Boa leitura!


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