Saiba como aumentar as vendas da sua empresa com um ERP

Muitas empresas já perceberam como vender com ERP pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar o desempenho de suas equipes.

Tradicionalmente, esse sistema vem sendo utilizado para reduzir os custos de negócios, eliminar retrabalho em várias áreas, obter maior visibilidade no desempenho de tarefas, acessar relatórios em tempo real e remotamente por meio da nuvem.

Todos esses motivos são suficientemente justificáveis para fazer com que organizações de todos os tamanhos e segmentos adotem a solução. Todavia, as eficiências por si só não subsidiam necessariamente as receitas.

Neste post, mostramos como você deve utilizar estrategicamente seu sistema de ERP para aumentar as vendas. Boa leitura!

Observe atentamente a produtividade da sua equipe de vendas

A responsabilidade pelo bom desempenho das vendas não depende exclusivamente de sua equipe de vendedores.

É papel do líder garantir que o time alcance níveis de excelência e intervir em todas as áreas que precisam de melhorias, tanto para os colaboradores quanto para os níveis mais altos de gerenciamento que, assim, podem tomar decisões mais informadas e assertivas.

Para que a produtividade do time de vendas seja mantida, você deve equipar sua equipe com a tecnologia certa. A maioria dos bons softwares de ERP permite observar o que seu time está fazendo em um nível granular, seja nas interações com os clientes, nas reuniões em que participam, nas tarefas que realizam ou no que planejaram.

Invista nos clientes fiéis

Você sabia que cerca de 80% de suas vendas tendem a vir de apenas 20% de seus clientes existentes? Se está no mercado a algum tempo, então já deve estar ciente dessa estatística, também comumente referida como Princípio 80/20.

Seja qual for seu segmento de atuação, são relacionamentos de longo prazo que impulsionam os resultados de vendas. A taxa de conversão e o valor médio das compras de clientes fiéis são bem maiores em comparação aos novos. Manter isso em mente e se concentrar sobre esses 20% é a chave para maximizar as vendas.

Ao utilizar o ERP (preferencialmente integrando-o a seu sistema de CRM), sua equipe de vendas pode ter acesso a informações relevantes do cliente, tais como histórico de pedidos e de interações, valores e termos de pagamento, canal de marketing preferido, bem como os produtos e/ou serviços que mais lhe interessam.

A partir desses dados, seus vendedores podem simplificar o processo de vendas, alcançando efetivamente os clientes em um nível mais personalizado. Além disso, você terá melhores condições de observar e investir recursos em estratégias comprovadamente bem-sucedidas.

Precifique estrategicamente

Os dados do seu ERP podem ser usados para fornecer aos seus colaboradores excelentes sugestões para novas estruturas de precificação.

Embora a definição do preço dos produtos e serviços não seja o principal papel da sua equipe de vendas, o acesso às variações de dados do ERP pode ser usado para estabelecer estratégias de precificação ajustadas às especificidades dos clientes.

Por outro lado, essa estratégia também permite que sua empresa obtenha quantias mais elevadas, mantendo-se competitiva. Obviamente, é primordial assegurar que as limitações da alternância de preços sejam definidas para garantir que todas as margens sejam protegidas.

Essa possibilidade ainda está longe de ser plenamente explorada pelas empresas, todavia, dada às oportunidades que ela abre para aumentar a rentabilidade do negócio, certamente é um dos elementos que demonstram mais claramente como vender com ERP é, definitivamente, uma boa ideia para crescer o seu negócio.

Gostou do nosso post e tirou as suas dúvidas sobre como vender com ERP? Então, não perca a chance de saber mais sobre como funciona o ERP!

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