Como o SAM pode ajudar a reduzir custos com softwares?

A presença da tecnologia nas empresas mudou consideravelmente a forma como as pessoas trabalham. Ao investir nas ferramentas certas, você pode, por exemplo, aumentar significativamente o seu rendimento no dia a dia. Porém, à medida que esse conhecimento foi amadurecendo, também cresceu a necessidade de reduzir custos com softwares dentro dos negócios. E um dos meios para fazer isso é o SAM.

Abreviação de Software Asset Management, ou Gerenciamento de Funcionalidade de Softwares, o SAM é uma prática que envolve reavaliar as ferramentas digitais usadas dentro da empresa para melhorar sua aplicação. Seus efeitos podem ser notados desde a gestão de estoque até a otimização do relacionamento com o cliente.

Se você quer entender como o SAM pode ajudar a reduzir custos com softwares, então acompanhe este post e veja exatamente o que precisa saber.

Entenda os benefícios que o SAM oferece

Essa prática é cada vez mais proeminente nas empresas por bons motivos. A seguir, descubra algumas vantagens que ela pode oferecer ao seu negócio na hora de diminuir custos.

Otimização das licenças de softwares

Muitos negócios pagam por licenças de software desnecessariamente, mesmo em relação às ferramentas que são de fato relevantes. Em geral, isso acontece porque há mais licenças abertas do que as que são utilizadas. Em outros casos, algumas funcionalidades não são usadas corretamente.

Por meio do SAM, você pode usar certos recursos, como personalização da ferramenta, para tirar maior proveito de cada software. Dessa forma, é possível reduz o custo mensal para manter esses sistemas funcionando.

Padronização de processos

Outra tarefa que ajuda a reduzir custos com softwares é a padronização dos processos da empresa. Em muitos casos, setores diferentes podem utilizar as mesmas ferramentas, mas adquirem licenças separadas de softwares distintos. Em geral, a relação custo-benefício desse tipo de compra não é das melhores.

Ao padronizar as ferramentas utilizadas, a empresa pode conseguir acordos melhores, pois haverá mais licenças do mesmo produto. Além disso, processos padronizados e sistemas integrados ajudam no gerenciamento dos diversos setores da empresa.

Eliminação de ferramentas sem utilidade

Por fim, quase todo software acaba caindo em desuso depois de um tempo. As versões são atualizadas regularmente, então você precisa fazer uma troca. Isso deixa suas antigas licenças obsoletas e sem utilidade dentro da empresa.

Nada além de um custo mensal que não gera o retorno esperado, certo? No entanto, durante a realização do SAM, você pode identificar os softwares que têm baixo impacto na produtividade e eliminá-los da sua lista de despesas.

Conte com uma empresa especializada nesse processo

Esse procedimento pode ser um pouco mais difícil do que o esperado, especialmente para negócios que não têm experiência em administrar grandes sistemas. Assim, vale a pena investir em ajuda profissional nesse ponto. Isso vai reduzir bastante o custo do processo e acelerar seu retorno financeiro.

Com essas informações, ficou claro como o SAM pode contribuir para reduzir custos com softwares em seu negócio, certo? Deseja encontrar ajuda especializada agora mesmo para que tudo ocorra bem? Então entre em contato conosco e veja como podemos auxiliá-lo!


Uma boa gestão empresarial só pode ser alcançada se todas as áreas da empresa estiverem alinhadas e bem administradas. Nesse kit separamos alguns ebooks que irão te auxiliar na conquista de uma gestão empresarial mais eficiente. Baixe gratuitamente:

Ebook Gestão Empresarial

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *