Qual a importância da usabilidade de software em sua empresa?

Você sofre com a confiabilidade dos dados? Tem problemas para a implementação de sistemas? Então certamente será útil saber um pouco mais sobre o papel da usabilidade de software para o sucesso de uma solução de informática em sua empresa.

A maioria das organizações conta com programas de computação tanto em seus processos internos quanto externos. No setor de serviços, no qual o contato com os clientes costuma ser direto, a importância da usabilidade de software é ainda maior.

Se um recurso de informática for complexo e inacessível, será difícil para o negócio aproveitar as vantagens desses avanços. Portanto, a eficiência de qualquer solução de informática está diretamente ligada à qualidade de sua UX (User Experience, ou Experiência do Usuário).

Quer saber mais sobre o assunto? Então veja neste post por que oferecer sistemas amigáveis e intuitivos faz toda a diferença na gestão. Confira!

Facilidade para os usuários

A usabilidade é uma expressão que, na linguagem informática, está ligada ao grau de facilidade de um software em relação ao uso. Desse modo, quanto mais alta é a usabilidade de um sistema, mais simples é operá-lo.

Para a execução de uma tarefa qualquer em um software, existe uma interface na qual o usuário interage com esse programa, isto é, dialoga com ele. Quando o sistema tem um bom nível de usabilidade, essa interface garante o sucesso da atividade de forma rápida e didática.

Por exemplo: se for um software de BI (Business Intelligence), o usuário precisa encontrar as métricas de um jeito rápido. Produzir um relatório tem que ser algo simples e automático. Além disso, as informações precisam estar seguras e sempre acessíveis.

Todos esses quesitos, quando cumpridos, garantem que uma solução de tecnologia tenha uma usabilidade de alto nível.

Maior eficiência e produtividade

Quando uma empresa do setor de serviços coloca uma ferramenta de tecnologia à disposição de seus clientes, isso acontece por causa de um objetivo, não é mesmo?

Não se faz um investimento desse porte sem propósitos bem delineados. Seja qual for o seu intento, a usabilidade de software será indispensável. Afinal, uma navegação difícil pode empurrar o público para a concorrência, uma vez que o consumidor de hoje tem pressa. 

Assim, a UX de qualidade proporciona um maior nível de eficiência na execução das atividades. Além disso, os custos são reduzidos, já que não é preciso suporte nem treinamentos muito longos. Aprender a mexer no programa, quando ele é amigável, é algo rápido e fácil. 

Fator decisivo para o sucesso

A usabilidade de um software é um aspecto decisivo para o seu sucesso ou fracasso. Imagine uma empresa que sofra com a ausência de integração e, por causa disso, decida implementar um programa de gestão de banco de dados.

Para que a ideia seja aceita pelos funcionários, será preciso um jeito fácil de inserir os arquivos, fazer um cadastro, encontrar documentos, elaborar relatórios ou concluir qualquer outra tarefa.

Quando as pessoas não sentem essa facilidade, elas tendem a retomar os antigos métodos, no caso de trabalhadores, ou procurar a concorrência, no caso de clientes. Assim, a iniciativa pode ser rejeitada em efeito cascata.

Conjunto de atributos amigáveis para o sistema

Os melhores fornecedores de TI conseguem oferecer o conjunto necessário de critérios que assegura a usabilidade de software. Acompanhe uma lista com os principais atributos de uma interface amigável:

  • aprendizado veloz: é preciso empregar pouco esforço para aprender a mexer no sistema;
  • interface intuitiva: as funcionalidades estão dispostas de forma didática, de modo a facilitar a memorização;
  • produtividade alta: o software proporciona uma maneira mais ágil e eficiente de trabalhar;
  • redução de erros: os programas com usabilidade implicam menos falhas nos processos;
  • satisfação e conforto: os sistemas com uma usabilidade de qualidade trazem mais comodidade e contentamento.

Como você pôde notar, a usabilidade de software é um critério fundamental para que seus investimentos em tecnologia realmente tragam bons resultados. Assim, você consegue garantir uma curva de aprendizado acentuada para seus projetos de informática. Além disso, terá redução de custos, dados estratégicos sempre à mão e total segurança.


Quer entender mais sobre os termos de TI atuais? Não deixe de baixar nosso e-book “Glossário de TI” e compreenda mais sobre as peculiaridades dos termos: cloud computing, business intelligence, big data, backup e outros.

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *