Principais tendências de tecnologia para 2018

A evolução tecnológica está cada vez mais acelerada. Ela já permeia tantas áreas de nossas vidas que a interação por meio da tecnologia digital é uma realidade para a grande maioria das pessoas. Muitas tecnologias são criadas ou aperfeiçoadas o tempo todo e algumas delas acabam se tornando destaque.

É o caso das tendências que, de tempos em tempos, ganham espaço no mercado de forma mais palpável e chegam para, de fato, facilitar o dia a dia. Cabe às empresas se manterem atentas para garantir a vantagem competitiva em um mercado progressivamente mais concorrido.

Neste post, apresentamos algumas das tendências de tecnologia que devem brilhar em 2018. Venha com a gente para conhecê-las!

Inteligência artificial

Sistemas que aprendem e, potencialmente, atuam de forma autônoma devem ser um diferencial competitivo importante. Afinal, aplicativos inteligentes ajudam a transformar a natureza e a estrutura do trabalho. Por isso, as aplicações vão progressivamente incorporar algum nível de inteligência artificial.

Além delas, objetos físicos também vêm ganhando um formato de interação mais realista: são robôs, veículos autônomos, drones, aspiradores de pó e assim por diante. Os eletrodomésticos, aliás, devem ficar cada vez mais inteligentes para ajudar nas tarefas do dia a dia.

Gêmeos digitais

Um sistema real, com uma representação digital, tem um gêmeo digital. Com seus conhecimentos, ele pode auxiliar no desenvolvimento de novos modelos de negócios. E ainda pode ser bastante útil nas tomadas de decisão, na otimização de ativos, na diferenciação da concorrência e no aperfeiçoamento da experiência do usuário.

Algoritmos nas estratégias de marketing

Entre as tendências de tecnologia, novas interfaces de mensagens, com chatbots, uso de voz e afins ajudam a clientela a explorar mais possibilidades. À medida que os algoritmos se tornam mais poderosos, a influência que exercem no marketing cresce exponencialmente.

Cada vez mais, eles devem desempenhar um papel importante entre consumidores e marcas. E isso provavelmente vai ocorrer independentemente dos esforços de branding, dos endossos de celebridades e das campanhas publicitárias.

Blockchain

blockchain (usado em bitcoins) está evoluindo do papel de infraestrutura de criptomoeda para o de uma plataforma de transformação digital. Trata-se de um banco de dados descentralizado e seguro que permite registrar transações de forma eficiente, verificável e permanente.

A informação fica em computadores compartilhados e reconciliados. Como ele não é controlado por nenhuma autoridade nem tem intermediários manipulando os dados, é mais robusto, transparente e incorruptível. Pode, então, servir de base para negócios digitais.

Embora a tecnologia tenha sido inicialmente usada para serviços financeiros, pode ter aplicações em diferentes instâncias da administração pública, na saúde, na distribuição de mídia, no registro de títulos, nas cadeias de abastecimento e outros.

Imersão total

As realidades virtual, aumentada e combinada têm mudado a forma como as pessoas interagem com o mundo digital. Atualmente, o foco de uso dessas tecnologias está nos sistemas de entretenimento avançado, como os videogames e os vídeos em 360º (que devem oferecer experiências cada vez mais imersivas).

Além disso, elas podem ser aplicadas para aumentar a produtividade e melhorar processos de trabalho em diferentes segmentos de atuação. Com isso, devem aperfeiçoar a eficiência humana e, assim, proporcionar uma evolução da força de trabalho.

Crescimento do eSports

E por falar em entretenimento, os eSports vão ajudar a prática de esportes tradicionais. Com a digitalização das atividades, será possível analisar dados para melhorar o desempenho dos jogadores e criar novas experiências para o público.


Descubra mais um pouco sobre as “Vantagens da Gestão de Dados e Arquivos em Nuvem” baixando nosso e-book exclusivo. Baixe agora mesmo:

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *