Presidente da MXM é palestrante em workshop promovido pelo Sebrae/RJ sobre Transformação Digital na Indústria do Petróleo

Durante o dia 3 de abril de 2018, ocorreu na Cidade Universitária de Macaé (UFRJ) o Workshop “A Indústria 4.0: Transformação Digital na Indústria do Petróleo – Um novo modelo de indústria, novos desafios e oportunidades”.

Destinado aos empresários do setor de óleo e gás da Bacia de Campos, o evento organizado pelo Sebrae/RJ teve como objetivo auxiliar na compreensão do conceito Indústria 4.0” e abordar seus impactos nos negócios à curto, médio e longo prazo.

Em parceria com Paulo Eduardo Corazza, especialista em soluções de negócios e tecnologia da IBM, Mauricio Felgueiras – Fundador e CEO da MXM Sistemas S.A. – apresentou o segundo painel do workshop, onde discorreu sobre os recursos da tecnologia cognitiva na era da Indústria 4.0 para o setor de petróleo e gás. 

Como as empresas do segmento de óleo e gás devem se preparar para a Indústria 4.0?

Segundo o Portal Macaé Offshore, em um momento onde os preços começam a voltar ao padrão de US$ 60-70/barril, porém com intensa volatilidade, é necessário apostar na competitividade para crescer. Neste contexto, muitos especialistas no segmento destacam a importância de investir na Indústria 4.0.

O conceito “Indústria 4.0” surgiu na Alemanha, em meados de 2011, e deu início ao processo de digitalização da operação industrial. Considerada a quarta revolução industrial, a Indústria 4.0 une o conceito de Internet das Coisas (IoT) com a automatização industrial e gera inteligência à manufatura e um universo de possibilidades para diferentes fabricantes.

A Indústria 4.0 suporta um conjunto de técnicas que dependem do uso coordenado de informação, computação, software, automação, sensoriamento e conexão em rede, e pode ser empregada tanto nos processos produtivos – tornando-os mais velozes e rentáveis -, quanto no relacionamento com parceiros e clientes

A analista da Coordenação de Petróleo e Gás do Sebrae/RJ, Maíra Campos, explica por que a Industria 4.0 é tão importante para companhias petroleiras neste momento: “No novo Plano de negócios da Petrobras foram inseridas três novas áreas de foco da companhia e um deles é o da Transformação Digital. A Petrobras tem como novo objetivo dentro de seu Plano a geração de valor através da implantação de soluções digitais com ênfase nas tecnologias Automação; Big Data; Computação na Nuvem; Inteligência Artificial e High Performance Computing”.

Fonte: ASN | Agência Sebrae de Notícias

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *