Políticas de segurança da informação: consequências da sua falta

00-seguranca-da-informacao-mxm-01A tecnologia está causando um grande impacto na forma como as empresas mantém processos operacionais. Sistemas baseados na nuvem, ferramentas de gestão integrada, bancos de dados e outras soluções de TI flexibilizam rotinas e tornam companhias mais eficientes. Nesse sentido, o número de negócios que possuem grande parte das suas estratégias baseadas em meios digitais é crescente e, da mesma forma, a quantidade de vulnerabilidades que são exploradas está cada vez maior.

Diante desse cenário, muitos gestores de TI investem em políticas de segurança da informação. Elas buscam criar ambientes de trabalho mais confiáveis e com um número de brechas menor. Na sua ausência, a empresa pode ficar sujeita a uma série de danos, que incluem a exposição de dados privados e perdas financeiras.

Quer saber mais sobre os riscos de não possuir uma política de segurança da informação? Então, veja as 4 principais consequências abaixo!

Vazamentos de dados sensíveis

Muitas empresas mantém registros de transações financeiras, projetos internos e dados de clientes em meios digitais. Isso tornou o roubo de informações corporativas um negócio lucrativo, com hackers criando uma série de técnicas para captura de dados de terceiros. Por meio de e-mails falsos, phishing e vírus, falhas são exploradas para que o acesso a uma rede corporativa seja feito sem o conhecimento do gestor de TI.

A política de segurança permite que técnicos utilizem ferramentas para obter um controle maior do acesso a dados internos. Sistemas críticos são isolados e a infraestrutura de TI passa a ser monitorada para que vulnerabilidades sejam identificadas rapidamente. Assim, os riscos de uma conta comprometida causar o vazamento de informações privadas torna-se menor, ao mesmo tempo em que as soluções internas passam a ser mais confiáveis.

Prejuízos financeiros

Uma das maiores consequências da ausência de uma política de segurança digital são os prejuízos financeiros. Esse é o caso, por exemplo, dos ataques feitos com ransomware. Eles ocorrem quando um vírus se instala na rede interna de uma organização e, explorando a ausência de procedimentos de segurança digital, criptografa todos os arquivos possíveis. Para a liberação do acesso aos dados, é exigido um pagamento em dinheiro.

Além disso, após um grande vazamento de dados, muitos consumidores podem pedir indenizações ou abandonar os serviços do negócio. Consequentemente, a empresa perde mercado e acaba arcando com ressarcimentos.

Interrupções de serviços

A política de segurança da informação auxilia gestores a manterem serviços funcionais. Em ataques de grande porte, a empresa pode perder o acesso aos seus sistemas internos e bancos de dados. Como não existem procedimentos previamente documentados para a resolução de falhas, técnicos gastarão um tempo maior para recuperar informações e restaurar o funcionamento de serviços.

Perda de dados

Os dados digitais de uma empresa muitas vezes são indispensáveis para a execução de operações diárias. No caso de um ataque de grande impacto, gestores podem perder registros importantes para o negócio e acumular prejuízos financeiros.

A política de segurança da informação se faz necessária para evitar esse tipo de problema por criar rotinas que tornam os sistemas de armazenamento mais confiáveis e protegidos contra falhas. Dessa forma, caso alguma informação seja removida, será possível recuperar os dados mais facilmente.


Entendeu quais são as consequências da falta de políticas de segurança da informação? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e divida estas informações com outras pessoas!

Mídia Social:

1 thought on “Políticas de segurança da informação: consequências da sua falta

  • A privacidade e confiança pode se dizer que também é a alma do negócio, portanto tendo mais sigilo e segurança faz com que toda empresa ganhe credibilidade, ganhando com tempo e dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *