Planejamento contábil: facilitando a gestão do negócio

planejamento_contabil2

*Atualizado em: 05/10/2017*

Iniciar um negócio ou até mesmo melhorar a sua gestão depende de vários fatores e a contabilidade pode ser essencial para você que está pensando em fazer o melhor pela sua empresa.

Neste post, você vai compreender como o planejamento contábil pode ser utilizado para facilitar a gestão do seu negócio e como este fará a diferença e o destacará no mercado.

O planejamento contábil e sua importância para as empresas

O planejamento contábil é uma tarefa que deve ser realizada desde os primórdios da empresa, no momento da concepção do negócio. Ele compreende uma série de ações que visam otimizar processos importantes no âmbito da gestão empresarial, os quais vamos mencionar neste artigo, com o objetivo principal de gerar informações para subsidiar a tomada de decisões.

Além disso, o planejamento contábil servirá à empresa como um escudo de proteção contra sanções fiscais e trabalhistas que frequentemente atordoam a vida dos empresários brasileiros.

Sabemos que a legislação que rege esses dois conceitos são muito complexas e sofrem alterações com frequência. Assim, o trabalho da contabilidade auxiliará os gestores a sempre atenderem às exigências legais.

Além disso, o planejamento contábil pode auxiliar os gestores na organização e execução de processos administrativos gerais, como criar procedimentos padrões para emissão de notas fiscais, entrada e baixa de produtos no estoque, definição de regras de lançamentos de pagamentos e recebimentos efetuados pelo departamento financeiro, bem como outras ações realizadas pelo setor de recursos humanos.

Nesse contexto, toda a empresa trabalhará de forma integrada com a contabilidade, melhorando a gestão e administração de todos os departamentos da empresa. Dessa forma, quaisquer problemas na execução dos processos podem ser facilmente detectados e posteriormente eliminados ou reparados, dependendo do caso.

Planejamento tributário

Uma das melhores possibilidades de uso da informação contábil é no planejamento tributário de sua empresa. Com os dados obtidos pelos registros feitos em um bom sistema de gestão contábil, é possível conhecer de forma detalhada dados relativos ao faturamento, receitas e despesas da empresa.

Com esses dados em mãos, você será capaz de saber se o tipo tributário está adequado à sua movimentação ou ainda se a empresa ultrapassará o limite máximo tributável do tipo escolhido.

Em alguns casos, com base em estudos e projeções, poderá ser escolhido um novo regime tributário para a sua empresa, permitindo que ela pague menos impostos, dentro dos limites legais.

Um bom software de gestão também evita problemas com o fisco, como aqueles relativos à emissão de notas fiscais eletrônicas e de obrigações acessórias.

Planejamento estratégico de curto e longo prazo

Outra forma de utilização do planejamento contábil é dentro do planejamento estratégico, seja ele de curto ou longo prazo.

Novamente, com base na informação disponível, que poderá ser acessada com o uso de seu software de gestão integrado, você poderá conhecer e entender onde sua empresa está, aonde ela quer chegar e como isso será possível, ou seja, quais os recursos financeiros, humanos e tecnológicos deverão ser empregados para tal.

A contabilidade fornece valiosos dados para o processo de tomada de decisão, permitindo não só o planejamento, mas a implementação e o uso de ferramentas gerenciais, como o fluxo de caixa, que possibilitará a organização de suas finanças e ainda permitirá saber, de maneira objetiva, como estão as disponibilidades de sua empresa em um determinado momento — inclusive no futuro.

Essa permite, entre outras decisões, a compra de máquinas, equipamentos ou outros investimentos necessários para o negócio. O planejamento de longo prazo permite, ainda, se necessário, a busca pelas melhores taxas, condições e prazos de empréstimos e financiamentos no mercado.

Planejamento de custos

Com o conhecimento profundo de toda a sua estrutura empresarial, que pode ser obtido com base na contabilização de sua movimentação, será possível detalhar qualquer etapa do seu processo produtivo, de venda de mercadorias ou de prestação de serviços.

Baseado no mapeamento desses processos você poderá, por exemplo, cortar ou substituir custos, buscar alternativas diferenciadas para alguns gastos em sua organização e entender melhor como estão as suas receitas, criando promoções, descontos e outras estratégias que alavanquem os seus resultados.

Software de gestão para garantir o planejamento contábil

Nos últimos anos a tecnologia avançou em uma velocidade exponencial. Procedimentos manuais, que ainda eram realizados alguns anos atrás, caíram completamente em desuso. Com a contabilidade, esse avanço foi ainda mais severo.

As notas fiscais eletrônicas, envio de arquivos, declarações e demonstrativos digitais são alguns dos exemplos de procedimentos que foram afetados pela tecnologia.

As antigas técnicas contábeis, conhecidas como guarda de livros e emissão de guias, realizadas durante longos anos pelos contadores, foram substituídas por procedimentos automatizados realizados por softwares de gerenciamento contábil, tornando o trabalho nos escritórios e departamentos de contabilidade das empresas muito mais rápidos e com informações extremamente confiáveis.

Esses avanços não param de acontecer e, por conta disso, o modo de operação e efetiva execução da contabilidade nas empresas vem sofrendo alterações constantemente. A cada ano surgem novas obrigações e a contabilidade da sua empresa é obrigada a se reciclar.

Sendo assim, os gestores, administradores e proprietários dos negócios devem buscar aperfeiçoar seus sistemas na mesma proporção que as mudanças acontecem.

Apesar dessa invasão tecnológica parecer ruim aos olhos de muitos profissionais ou colaboradores, ela na verdade proporciona muitas vantagens para as empresas, como:

Eliminação de burocracias

Entre eles podemos destacar a eliminação de burocracias, podendo por meio de uma plataforma online transferir informações, documentos digitais, planilhas e relatórios gerais para serem utilizados pela gestão da empresa ou colaboradores envolvidos em alguns processos.

Automatização de procedimentos

Outra vantagem do investimento de um software de gestão é a possibilidade de automatizar procedimentos manuais, diminuindo o trabalho dos departamentos envolvidos e possibilitando inclusive a redução de custo com pessoal.

A aquisição de um software de gestão contábil é um investimento obrigatório para uma empresa que deseja aplicar o planejamento contábil e usufruir de todos os benefícios que as ferramentas de gestão que descrevemos neste artigo podem proporcionar a um negócio.

Proteção contra problemas fiscais

Além disso, ao utilizar esse tipo de sistema, a empresa pode se blindar contra possíveis problemas com fiscalizações ou auditorias realizadas pelos órgãos tributantes e os responsáveis por registros e recepção de obrigações acessórias.

Como esses softwares estão sempre passando por atualizações, eles estarão prontos para atenderem às mudanças da legislação fiscal e contábil que as empresas estão sujeitas no exercício de suas atividades, assim que elas ocorrerem.

Neste post você viu que o planejamento contábil é a base para diversos outros tipos de análises e obtenção de ferramentas que podem fazer a diferença em sua organização.

Gostou do artigo? Que tal aprender mais sobre finanças empresariais? Baixe agora o nosso guia para uma gestão financeira de sucesso em seu negócio!

Mídia Social:

Um comentário sobre “Planejamento contábil: facilitando a gestão do negócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *