Outsourcing de infraestrutura de TI: conheça os cuidados necessários

A demanda por tecnologia nos negócios é cada vez mais alta. Hoje em dia é quase impossível imaginar uma empresa que não possua ferramentas de TI para melhorar o desempenho de seus produtos e serviços.

Porém, como alguns negócios são pequenos demais para justificar o investimento em um setor completo, muitos optam pelo outsourcing de infraestrutura de TI.

Basicamente, os serviços de Tecnologia da Informação que você precisa serão terceirizados, dando acesso a um time mais especializado e reduzindo os erros no processo de implementação. Porém, para conseguir estes e outros benefícios, é importante saber quais cuidados devem ser tomados.

Pensando nisso, trouxemos para você 4 cuidados que você sempre deve tomar ao buscar o outsourcing de infraestrutura de TI. Confira:

1. Evite a contratação de múltiplos fornecedores

Em alguns casos, contratar empresas diferentes para cada componente da sua estrutura gera um custo final menor, algo que toda empresa busca. Porém, nem sempre a opção mais barata é a melhor em longo prazo. Lembre-se de que, com mais contratações de serviços, você também terá que administrar equipes diferentes em cada área.

Além disso, a falta de centralização dos recursos traz outros problemas. Primeiro, falta de sintonia entre os vários pontos da infraestrutura, dificultando tarefas que poderiam ser mais simples.

Segundo, as ferramentas fornecidas podem não ser compatíveis, o que tornará a estrutura como um todo pouco útil. No fim das contas, ter apenas um fornecedor é mais seguro.

2. Suporte para maior qualidade do serviço

Uma boa empresa de outsourcing de infraestrutura de TI faz mais do que instalar uma ferramenta na sua empresa: ela continua oferecendo suporte técnico, orientações e dicas para otimizar o seu trabalho com aquele novo recurso — esse tipo de suporte pode ser incluído no próprio contrato da empresa.

Quando a empresa contratada não oferece esse complemento ao serviço, o processo de adaptação à nova ferramenta pode se tornar mais lento e complicado que o normal. Isso atrasa os efeitos positivos da aquisição, aumentando o custo efetivo do serviço.

3. Escalabilidade das soluções

Provavelmente, você pretende expandir sua empresa em algum momento. De preferência em um futuro não muito distante. Porém, para que isso ocorra, os recursos aos quais você tem acesso pelo outsourcing de infraestrutura de TI devem acompanhar esse crescimento. Isso é o que chamamos de “escalabilidade”.

A maioria das empresas costuma oferecer soluções com alguma maleabilidade nesse quesito. Dessa forma, tudo que você precisa para ampliar seu espaço em um servidor é um e-mail ou telefonema, seguido de uma atualização de contrato. Dependendo das suas ambições, esse fator pode ser muito mais relevante.

4. Busque sempre um contrato de confidencialidade

Centenas de informações de clientes e sobre sua empresa passarão pelos servidores dos serviços terceirizados de TI. Obviamente, você precisa de uma garantia de que essas informações serão confidenciais. Uma forma de garantir isso é uma declaração expressa no contrato de serviço. Se não houver uma cláusula lidando com isso, desconfie.

Agora que você entende os cuidados a tomar, pode escolher os melhores fornecedores de outsourcing de infraestrutura de TI. Falando nisso, quer ver uma opção agora mesmo? Entre em contato com a MXM e veja quais soluções podemos oferecer para sua empresa!


Quer aprender 8 termos importantes do TI? Então, baixe nosso Ebook gratuito “Glossário de TI” e amplie seus conhecimentos!

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *