Os 5 benefícios do outsourcing de TI para o crescimento da empresa

Com a transformação digital se tornando uma realidade no mercado, muitos diretores e empreendedores começaram uma corrida para investir em tecnologia.

Mas muitos profissionais erram nessa hora por pensarem que simplesmente investir é o suficiente. O sucesso no retorno que a tecnologia traz vem de um bom planejamento, expertise com foco em negócios e cuidado na implementação de soluções.

É por isso que o outsourcing de TI vem se tornando cada vez mais a resposta certa para quem quer apostar no setor sem riscos e com mais potencial para resultados de sucesso. Neste post, listamos 5 dicas de áreas em que a terceirização tecnológica pode beneficiar a sua empresa. Confira!

1. Redução de custos com outsourcing de TI

O primeiro ponto a ser observado em qualquer investimento é sempre o quanto ele vai custar de acordo com o retorno que ele pode fazer.

No caso de ativos e serviços tecnológicos, para ter sucesso por conta própria, você precisa se dispor a planejar toda a implantação: soluções, ferramentas, infraestrutura, mão de obra, etc.

Quando o diretor responsável decide terceirizar a TI, pode contratar todos esses elementos em regimes de serviço. A atualização e manutenção da infraestrutura, por exemplo, fica por conta da empresa contratada, assim como implementação, monitoramento e gerenciamento desse sistema.

O resultado é uma grande economia e flexibilidade nos investimentos quando comparamos esse modelo à estrutura própria de uma empresa. Seus gastos são menores, mais fluidos e podem se adaptar à demanda com muito menos tempo.

2. Mais eficiência na gestão de TI

Essa simplificação da gestão é uma fonte de eficiência. A empresa não precisa se preocupar com algumas etapas rotineiras e de apoio, como manutenção de servidores e correção da disponibilidade do sistema.

Mesmo que seu negócio já possua uma equipe de TI, ele pode focar muito mais na aplicação otimizada da tecnologia do que na sua implementação. Uma parceria completa de soluções e serviços facilita muito a forma como você lida com seus ativos.

3. Suporte ativo e voltado aos negócios

Isso nos leva a uma das principais características do outsourcing de TI: ele permite que a gestão interna seja totalmente voltada para o negócio.

De um lado, a terceirização (quando feita por uma boa parceira) oferece suporte ativo e constante para que você não precise se preocupar com o funcionamento do sistema. Ele está sempre disponível e com alta performance.

Por outro, a inclusão de ferramentas de automação e gerenciamento de dados criam um cenário perfeito para o BI da empresa. Seus dados estão mais acessíveis e são mais relevantes para decisões de negócio no futuro.

4. Segurança

Ter dados mais disponíveis não significa tê-los mais vulneráveis. No caso do outsourcing, geralmente, é o contrário: boas parcerias tecnológicas contam com sistemas de proteção monitorados, atualizados e com ferramentas de ponta para o combate a cibercriminosos.

Além disso, também possuem equipes especializadas em segurança para dar suporte à sua empresa, coisa que é muito difícil de se ter investindo por conta própria.

5. Aumento da produtividade

Acesso rápido e seguro a dados, com um sistema mais eficiente e ferramentas produtivas de qualidade. Unindo todas essas características, é fácil ver o impacto positivo da terceirização de TI na produtividade de toda a empresa.

Além de um ambiente de mais desempenho para o trabalho de todos os departamentos, a inclusão de tecnologias, como a cloud computing, permite tirar os limites físicos do trabalho de dentro do escritório.

Colaboração, comunicação e sistema remoto são características do investimento nesse tipo de serviços que garantem uma empresa preparada para o futuro.

E é isto que você deveria procurar agora mesmo: empresas parceiras no outsourcing de TI que ofereçam a base tecnológica para seu negócio crescer. É hora de parar de seguir e começar a liderar o mercado!


Você quer investir em outsourcing, mas ainda não sabe exatamente pelo que buscar ou quais processos da área são fundamentais? Então leia agora este e-book com um glossário completo de TI! Clique abaixo para baixar:

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *