MXM Sistemas participa do evento “Cont in Rio”, organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro.

Compartilhe:

Durante os dias 8 e 9 de novembro de 2017 ocorreu no auditório da Fecomércio a primeira edição do “Cont in Rio”, um evento dedicado à classe contábil, organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ).

Com o objetivo de fornecer informações relevantes à área contábil e solucionar dúvidas acerca de recentes implementações fiscais, o Cont in Rio apresentou palestras educativas ministradas por auditores da Receita Federal do Brasil (RFB), supervisores de projetos fiscais e diversos especialistas do segmento de contabilidade. Entre os participantes presentes, Maxuel Sant’Ana (Analista de Sistemas da MXM Sistemas S.A.), representou a MXM neste encontro.

Ao longo dos dois dias de seminário, foram realizados painéis de discussão sobre as obrigatoriedades Simples Nacional e SPED – contemplando o EFD PIS e COFINS, EFD ICMS IPI, EFD-Reinf, e-Social, ECD e ECF –, além de palestras sobre Segurança no Trabalho, Gestão Emocional, Gestão de Certificados Digitais e Segurança na Informação. Confira aqui a programação oficial do Cont in Rio 2017.

Entre os conteúdos expostos no Cont in Rio, as palestras de destaque foram de Jonathan José Formiga de Oliveira (Auditor-fiscal da RFB e Supervisor do EFD Contribuições), que esclareceu as polêmicas envolvidas com a exclusão do ICMS nas bases do PIS e COFINS. Além disso, José Jayme de Moraes Junior (Auditor-fiscal da RFB e Supervisor ECD e ECF) compartilhou novidades e solucionou as principais dúvidas relativas às Escriturações Contábeis Digital e Fiscal. Por fim, José Alberto Maia (Auditor-fiscal do SIT/MTE) e Samuel Kruger (Supervisor do e-Social da RFB) debateram detalhadamente o e-Social, fases do EFD-Reinf e sua alteração do prazo de entrega, do dia 20 para o dia 15.

Leia também: MXM é convidada pela Receita para participar de projetos piloto do SPED.

Segundo Maxuel Sant’Ana, “a participação da MXM Sistemas nesse tipo de evento só reforça o quanto nossos colaboradores estão com sede de conhecimento, e o quanto a empresa tem incentivado esta busca. É sempre um privilégio poder escutar esse time de especialistas do SPED, da RFB e do MTE. Eles ministram verdadeiras aulas. […] O evento foi um sucesso, com conteúdos atuais e palestrantes de altíssimo nível. O CRC acertou em cheio”.

Fique por dentro das mudanças fiscais que ocorrerão em breve. Acompanhe a seguir a gravação dos principais tópicos discutidos no Cont in Rio 2017:

EFD-Reinf: nova obrigação ainda é alvo de dúvidas

Ao longo do Cont in Rio, um dos assuntos mais mencionados foi a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais, também conhecida como EFD-Reinf.

Com o intuito de simplificar e padronizar a entrega das informações fiscais, o EFD-Reinf reforça a severidade do governo no acompanhamento das retenções da contribuição previdenciária. Seu objetivo é escriturar todos os rendimentos pagos, retenções de Imposto de Renda (IR) Contribuição Social — desvinculada do trabalho —, bem como informações sobre a receita bruta, utilizadas na apuração de contribuições previdenciárias substituídas.

A EFD-Reinf servirá como um complemento do e-Social e substituirá as informações enviadas em outras obrigações fiscais acessórias, como a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB) gerada por um módulo específico da EFD-Contribuições. Clique aqui para solucionar suas dúvidas acerca desta nova obrigação que entrará em vigor em janeiro de 2018.

Da esq. para dir.: Maxuel Sant’Ana (Líder do Projeto EFD-Reinf na MXM Sistemas S.A.), Josenildo Soares da Silva de Oliveira (Auditor-Fiscal RFB e especialista nos projetos ECD e ECF), Samuel Kruger (Auditor-Fiscal RFB e Supervisor Nacional do e-Social e EFD Reinf), Vitoria Maria da Silva (Presidente do CRC-RJ), José Jayme de Moraes Junior (Auditor-Fiscal RFB e Supervisor Nacional do ECF e ECD), Jonathan José Formiga (Auditor-Fiscal RFB e Supervisor Nacional do EFD Contribuições), Márcia Tavares (Vice-Presidente CRC-RJ), José Alberto Maia (Auditor-Fiscal do Trabalho do MTE e Coordenador do e-Social pelo MTE).
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.