MXM conclui Implantação de Solução BPMS na Brightstar

A Brightstar Corp. é líder global na distribuição de serviços e soluções de mobilidade, atuando também na recompra de smartphones usados para comercialização.

Já consolidado em países como os EUA, com participação expressiva nas vendas de gigantes como a Amazon, este mercado vem crescendo a passos largos também aqui no Brasil.

A necessidade de automatizar este processo, desde a avaliação de preço para pessoas físicas ou empresas à expedição para o consumidor final, resultou na adoção da solução de Automação de Processos de Negócios da MXM Sistemas, baseada no software líder mundial em BPMS, Bonita BPM.

Iniciado em janeiro de 2017, o projeto foi conduzido por Carlos Telles, analista de sistemas da MXM, Ricardo Pichler, Development Manager da Brightstar e Gustavo Figueiredo Diretor de TI e Operação da Brightismo, e concluído em 15 de dezembro do mesmo ano, com a homologação e entrada em produção de todos os processos automatizados através do BonitaSoft.

Apesar da complexidade das operações envolvidas, Natali Cescon e Carlos Telles ofereceram um resumo dos pontos de destaque do projeto:

  • Integração com o sistema ERP – As ordens de venda agora são criadas automaticamente a partir de importação de arquivo e integração com os marketplaces. Desta forma, assim que o pedido é realizado ele também é gerado dentro do ERP, o que representa um enorme ganho de tempo, já que antes o processo era feito manualmente. Os clientes passaram a ser avisados por e-mail e SMS sobre o status do seu pedido desde o momento de sua realização.
  • Automatização do processo de separação dos produtos – A separação dos produtos também era feita manualmente. Com a automatização foi possível diminuir o tempo de localização desses produtos e sua transferência, consequentemente reduzindo o tempo de envio para o cliente.
  • Automatização do processo de qualidade – Uma vez separado o produto, o setor de qualidade precisa verificar se ele está em perfeitas condições para envio. Com a automatização esta etapa passou a ser mais ágil, uma vez que todas as informações sobre o pedido e o produto estão em um único lugar.
  • Automatização do processo de expedição – Nesta etapa o produto é enviado ao cliente. Agora o processo está integrado às transportadoras que operam com a Brightstar, possibilitando a geração automática dos códigos de rastreio. Desta forma os clientes podem ser avisados por e-mail e SMS de que suas encomendas já estão a caminho.
  • Visibilidade de todo o processo – A automatização permitiu que a Brightstar pudesse acompanhar todas as etapas do processo, identificando os pontos de maior demora, a etapa em que se encontra cada produto, além de uma visão geral de tudo que foi vendido em um determinado período.
  • Redução do tempo de atendimento – na reunião de encerramento, Ricardo Pichler demonstrou grande satisfação com o projeto e os resultados reais obtidos para a sua operação. Um dos indicadores de desempenho mencionados neste encontro foi a redução do tempo de atendimento na Black Friday, que passou de 3 meses em 2016, para apenas 3 horas após a implementação do BPMS. “Em 3 horas todos os pedidos estavam prontos para serem despachados, o que foi uma grande realização para toda a equipe envolvida neste projeto”, afirmou Natali Cescon, coordenadora de projetos BPMS da MXM.
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