Lucratividade e rentabilidade: entenda de uma vez por toda as diferenças

O objetivo de qualquer empresa é fazer sucesso. É natural, então, que o empreendedor busque lucratividade e rentabilidade. Afinal, elas são as medidas usadas para avaliar se a companhia está prosperando. É preciso, entretanto, conhecer a diferença entre elas.

Embora esses conceitos sejam diferentes, ambos se relacionam ao lucro líquido da companhia e, por isso, há ainda alguma confusão entre eles. É importante esclarecê-los, bem como a forma como eles se relacionam, para facilitar a compreensão sobre os resultados da companhia e poder tornar a gestão mais eficiente.

Assim, enquanto a lucratividade indica o ganho sobre as vendas feitas pela empresa, a rentabilidade mostra o retorno sobre o investimento feito no negócio. Neste post, falamos mais sobre elas.

Venha com a gente para entender as definições de lucratividade e rentabilidade, as diferenças entre elas e como se relacionam. Boa leitura!

Lucratividade

A lucratividade indica quanto um negócio ganhou em comparação com o que recebeu. Isso porque, quando um produto é vendido, apenas parte do dinheiro volta para o negócio — o restante é destinado aos mais variados custos (mão de obra, estrutura, fabricação, entre outros).

A fórmula que permite calculá-la com mais precisão é:

  • lucratividade = (lucro líquido / receita bruta) x 100

A receita bruta é a soma de todos os recebimentos da organização antes de qualquer desconto, enquanto o lucro líquido é o que sobra depois de todas as deduções. Assim, se um produto é vendido por R$ 50, tem R$ 10 destinados a impostos, R$ 5 à compra de material e outros R$ 5 à mão de obra, o lucro líquido é R$ 30.

Se, em um mês, são vendidos 100 itens, a receita bruta atinge R$ 5 mil. O lucro líquido dessa venda atinge R$ 3 mil. A lucratividade, nesse caso, é de 60%.

Rentabilidade

Está ligada ao investimento inicial e em quanto de retorno ele traz para a companhia. Se a rentabilidade for baixa, não faz diferença na realidade da empresa, mas, se for alta, um investimento traz mais dinheiro ainda para o empreendimento. Já se a rentabilidade for negativa, um investimento pode prejudicar o negócio.

A fórmula para calculá-la considera o lucro líquido em relação ao investimento. Ou seja:

  • rentabilidade = (lucro líquido / investimento) x 100

No caso do mesmo produto, cujo lucro líquido é de R$ 3 mil (em caso de venda de 100 unidades em um mês), se tiver sido feito um investimento em marketing de R$ 1 mil, a rentabilidade é de 300%. Isso significa que, a cada R$ 1 investido, o retorno foi de R$ 3.

Por outro lado, se o investimento tivesse sido de R$ 2 mil, a rentabilidade seria de 150%. Ou seja, um investimento maior acabou produzindo uma rentabilidade menor. Por isso, é preciso ficar atento às relações entre esses números.

Lucratividade versus rentabilidade

Existe uma relação entre os dois conceitos, mesmo que eles meçam características diferentes. Afinal, se uma empresa é rentável (tem alta rentabilidade) mas não é lucrativa (sua lucratividade é baixa), é provável que tenha dificuldade para se manter em longo prazo.

Se, ao contrário, a lucratividade for baixa, mas a rentabilidade atraente, é possível fazer investimentos pontuais que ajudem a otimizar os custos (apostar em tecnologia para automatizar processos e, assim, eliminar o retrabalho, por exemplo). Como o negócio vai gastar menos, passará a ser mais lucrativo.

Esses dois aspectos devem ser avaliados para que seja possível saber exatamente quais são os resultados obtidos pela companhia. Avaliar apenas um deles pode passar uma falsa impressão. Afinal, se para lucrar, os investimentos tiverem de ser muito altos, não há muito sentido.

Já se sente mais preparado para avaliar como andam lucratividade e rentabilidade na sua companhia? Siga a gente no FacebookTwitterYouTube e LinkedIn e fique por dentro de outros conteúdos similares!


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