Levantamento de necessidades de treinamento com foco em TI

A grande força motriz das empresas são os colaboradores. É por meio deles que se torna possível alcançar os objetivos traçados para o negócio, como conquistar novos mercados, aumentar as vendas e atrair mais clientes. O levantamento de necessidade de treinamento pode melhorar o resultado dos funcionários.

Neste post, vamos mostrar para você a importância do levantamento de necessidades de treinamento (LNT) no apoio ao crescimento de uma organização e como você pode implantar uma política de treinamento e avaliar as necessidades deles. Continue conosco e confira!

Levantamento de necessidades de treinamento

Manter seus colaboradores capacitados é crucial para o sucesso e crescimento de uma empresa. A tecnologia evolui a cada dia e novos sistemas e abordagens surgem o tempo todo.

O LNT é um processo composto por um conjunto de técnicas e ferramentas de análise que, ao serem aplicadas, podem dar um retorno acerca dos conhecimentos, habilidades e capacidades da equipe.

Dessa maneira, você, como gestor, pode visualizar as lacunas individuais, assim como as necessidades como time, facilitando a implementação de atitudes de curto, médio e longo prazo para capacitar os colaboradores.

Seu principal objetivo é melhorar o quadro funcional da empresa, aumentando as habilidades e conhecimentos da equipe, assim como sua produtividade e eficiência. Quando falamos em TI, a necessidade de manter o melhor quadro de funcionários possível aumenta com a rápida atualização da tecnologia.

Aplicação do levantamento de necessidades de treinamento

Para realizar o levantamento de necessidade de treinamento é possível se fazer valer de algumas ferramentas de análise simples. Vamos listar brevemente as principais.

1. Avaliação de desempenho

Ela poderá mostrar como o funcionário utiliza os serviços de TI, se consegue realizar suas tarefas obtendo o máximo de desempenho que os softwares e hardwares da empresa lhe oferecem.

2. Entrevistas com supervisores

Os gerentes de cada um dos setores da empresa têm uma visão aproximada dos colaboradores que trabalham com ele, por isso é importante ouvi-los acerca das dificuldades das equipes em relação a TI.

3. Questionários

Aplicar uma série de questionários aos colaboradores facilitará o entendimento da opinião deles sobre as dificuldades acerca da tecnologia na empresa e quais pontos precisam ser capacitados.

4. Observação

O gestor pode, por si só, realizar um levantamento baseado em observações, por meio de relatório e verificações in loco no ambiente da empresa, buscando por processos ineficazes por conta da falta de conhecimento ou capacitação.

Curva de aprendizagem e levantamento de necessidades de treinamento

Ao contratar um novo colaborador, todos já esperam que ele não tenha a mesmo produtividade de funcionários com um tempo maior de casa, isso se deve à curva de aprendizado dos processos e tecnologias utilizadas na empresa.

Em uma situação semelhante, ao implementar novos processos ou softwares na empresa, existe um tempo de adaptação, até que todos os colaboradores possam obter o máximo que aquele processo ou software proporciona.

O LNT pode ser aplicado para diminuir a curva de aprendizado dos colaboradores em relação aos processos de TI e novos softwares implantados. Com isso a empresa pode esperar melhores resultados em menor tempo, alcançando a produtividade esperada com a implantação mais rapidamente.

O levantamento de necessidades de treinamento é uma arma poderosa para manter a eficiência de uma equipe e criar o melhor quadro funcional possível para a empresa. Se você gostou do conteúdo, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber muito mais diretamente no seu e-mail!

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