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Informações confidenciais: como garantir a segurança na empresa?

Toda empresa manipula, diariamente, uma série de informações confidenciais. A princípio, podemos até estranhar a presença de tanto sigilo em meio à era da transparência e da informação, não é mesmo? Mas asseguramos que o sigilo de dados é uma questão de responsabilidade com a organização, seus empregados, investidores e clientes.

Desde questões internas e de mero expediente, como o atestado de saúde de um funcionário, até os segredos industriais e comerciais da empresa, devemos assegurar que a informação seja acessada apenas por pessoas autorizadas. Continue lendo para entender como você pode garantir a segurança dos dados da sua empresa!

Criação de política de confidencialidade

A política de confidencialidade é essencial para a segurança da informação. Todo gestor deve ter um conhecimento básico acerca de suas vertentes mais importantes: segurança de perímetro, segurança de e-mail, acesso remoto e gestão de conteúdo.

A segurança de perímetro funciona para evitar que usuários de redes públicas (como a internet) tenham acesso indiscriminado aos dados contidos na rede privada (LAN) da organização.

Já a segurança dos e-mails consiste em um conjunto de ferramentas voltadas para bloquear ou neutralizar ameaças enviadas por meio de mensagens. Aqui, podemos citar como exemplo o anti-spam, uma autenticação forte, armazenamento seguro, entre outros.

O acesso remoto seguro, por sua vez, cresceu bastante, na medida em que o home office se popularizou. Uma das saídas mais eficazes é o VPN (ou Virtual Private Network), que utiliza protocolos com criptografia forte.

Por último, temos a gestão de conteúdo, que controla os tipos de páginas que podem ser acessadas pelos colaboradores da empresa. Bloquear páginas potencialmente perigosas ou inapropriadas é cortar o mal pela raiz.

As soluções mais modernas em termos de controle de conteúdo facilitam bastante esse trabalho, já que podemos escolher gêneros e categorias, como religião e conteúdo adulto, sem precisar listar todos os endereços.

Treinamento da equipe

Não basta, no entanto, que apenas o gestor tenha todas essas informações, já que quem opera o sistema, na prática, são os funcionários da empresa.

Informativos via e-mail, organização de palestras, treinamentos, distribuição de cartilhas e todas as outras ferramentas do chamado endomarketing são meios hábeis para transmitir e difundir as boas práticas.

Protocolos de autorização de acesso

Quando estamos trabalhando com arquivos físicos sigilosos, o mais comum é que guardemos os documentos em um cofre, certo? Mas no caso de informações em meio digital, utilizamos um sistema bem mais engenhoso de restrição de acesso.

Podemos criar uma hierarquia de acesso distribuída por diferentes cargos e áreas da empresa, de modo que a informação seja consultada apenas pelos colaboradores que precisam dela.

Proteção da rede Wi-Fi

É indiscutível que as redes Wi-Fi trazem inúmeras facilidades para as empresas modernas. No entanto, temos que ter um cuidado muito especial com elas, já que podem ser mais uma fonte de vazamento de informações.

O ideal é modificar as configurações de fábrica do aparelho roteador e criar uma senha forte, contendo números, algarismos e caracteres especiais. Além disso, é interessante listar dispositivos previamente autorizados e bloquear os desconhecidos.

Gestão de documentos na nuvem

Por fim, não poderíamos deixar de falar de uma das ferramentas mais eficientes que a tecnologia pode nos proporcionar em termos de segurança de informações confidenciais.

A gestão de documentos na nuvem é um caminho para a redução das chances de vazamento de informações. Isso porque quando armazenamos dados em meios físicos, como discos ou pen drives, corremos o risco de que se percam e acabem parando nas mãos de estranhos.


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