Como a implantação de um portal corporativo pode alavancar sua estratégia empresarial

portal-corporativoNão é rara a divulgação de artigos, entrevistas e pesquisas sobre a importância estratégica, tática e operacional de portais corporativos. No entanto, há pouco esclarecimento especificando em que consiste essa relevância, na prática.

Se você está interessado em entender melhor o que é portal corporativo, quais são suas funções e como ele pode ser utilizado como ferramenta estratégica de gestão da informação, leia o post de hoje!

Antes de tudo: o que é um portal corporativo?

Os portais corporativos são plataformas visualmente semelhantes aos portais encontrados na internet (inclusive, são inspirados nestes). Eles possuem funcionalidades de organização, gerenciamento e disponibilização das informações institucionais.

Na prática, ele se torna uma porta virtual que centraliza o acesso (entrada e saída) dos conteúdos da instituição, tanto para o público interno (gestores e colaboradores) quanto para o público externo (clientes e parceiros). O portal funciona como ponto único, por meio do qual são disponibilizadas as informações armazenadas na e pela empresa, promovendo eficiência e vantagem competitiva.

Importância estratégica dos portais corporativos

Quando a empresa opta pela instalação dessa ferramenta, ela deve se focar em atender suas reais necessidades. A criação de um portal não pode ser meramente ilustrativa — há a necessidade de mapear as reais necessidades da empresa, em se tratando de tecnologia da informação, para que o atendimento seja preciso. Portais bem projetados e assentados sobre a realidade dos seus usuários possibilitam a oferta de informações corretas, no momento em que são necessárias, no formato ideal e para o público que necessita.

Uma vez implementados, os portais se tornam não apenas instrumentos de gerenciamento e de distribuição da informação, como possibilitam também a disseminação da cultura institucional (objetivos, valores, visão e missão da empresa).

O uso da ferramenta provê, ainda, a minimização das dificuldades de acesso às informações, ao proporcionar acesso ao banco de dados único e integrado, no qual o conteúdo disponível se encontra em formatos acessíveis a todos (de todos que forem destinatários ou interessados pela informação).

O acesso generalizado citado pode resultar na eliminação da lentidão em se publicizar as informações. O fluxo constante entre a fonte e o destinatário permite, ainda, que se conheça as atualizações das informações em tempo real.

Uma das bases de sucesso dessa ferramenta é a possibilidade de organização. Assim como exposto inicialmente, o sistema é feito para que todo seu conteúdo esteja disposto de forma estruturada. Isso quer dizer que os usuários terão acesso ao que lhes interessa (ou está sob sua competência), facilitando o compartilhamento de ideias, o trabalho em equipe e a um ambiente virtual com uma temática interessante ao usuário. Isso tudo para agregar em sua função e em seus objetivos.

Os portais e seus usos

Os usos e as funcionalidades dos portais, então, se apresentam em diversos formatos:

  • Plataforma de e-mail institucional: ajuda o colaborador a focar no ambiente virtual da empresa.
  • Colaboração: a plataforma permite que as ideias, os compartilhamentos e os feedbacks aconteçam constantemente, inclusive, direcionados ao setor de interesse.
  • Chats e fóruns: funcionalidade que permite que usuários não técnicos e usuários técnicos se comuniquem de forma unificada, independentemente da distância geográfica.
  • Multicanal: várias aplicações se tornam acessíveis em uma única plataforma (pedidos de clientes, consulta de estoque, novas diretrizes, reclamações, lista de contatos, noticias institucionais), diminuindo assim o tempo de solicitação e o processo de qualquer informação.

Os portais corporativos já constituem parte dos processos gerenciais empresariais. Adaptar-se a essa nova realidade, utilizando-a de forma efetiva é uma escolha extremamente benéfica para o crescimento da instituição.


Leia Também:


Agora que você já compreende o que um portal corporativo pode fazer pelo seu negócio, entre em contato conosco e saiba como o MXM-Connect, o portal corporativo desenvolvido pela MXM Sistemas, pode ser estratégico no desenvolvimento das atividades na sua empresa: comercial@mxm.com.br

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *