Qual a importância de realizar uma auditoria em banco de dados?

Os bancos de dados são componentes essenciais nos sistemas computacionais. Afinal, é neles que as empresas confiam para manter seus dados de forma segura e consistente. Para que essas qualidades sejam garantidas, é importante que a auditoria em banco de dados seja uma política da organização.

É a auditoria que permite monitorar o sistema para detectar e prevenir falhas. No banco de dados, esse processo passa a controlar e registrar em log os eventos que ocorrem no sistema. Para tal, é possível definir tabelas, a fim de armazenar logs com informações sobre a utilização das bases de dados.

Quer saber qual a importância de adotar esse processo na sua companhia? Então, continue conosco e acompanhe este conteúdo.

Qual a importância da auditoria em banco de dados?

A auditoria em banco de dados ajuda a manter a conformidade regulatória, entender a atividade do banco de dados e obter informações sobre discrepâncias e anomalias. Isso é essencial para identificar possíveis preocupações para o negócio ou suspeitas de violações de segurança nos sistemas da companhia.

Com a auditoria, é possível:

  • definir categorias de ações a serem auditadas;
  • utilizar relatórios configurados previamente para analisar as operações;
  • encontrar eventos suspeitos, atividades incomuns e tendências.

A necessidade de auditoria aumenta conforme o banco de dados é utilizado. As metodologias usadas nesse processo podem ser desenvolvidas pela própria empresa. A ideia é estabelecer quais itens devem ser revisados, de acordo com as necessidades da companhia, para garantir a segurança do sistema.

Como o processo pode ser feito?

O auditor precisa obter informações relativas a usuários, acessos, permissões, autorizações e similares para ser capaz de identificar falhas. Para isso, devem ser observadas as fases do ciclo de vida do banco de dados. Veja como, a seguir.

Estudo e planejamento prévios

É nessa etapa que se estuda a viabilidade e o custo-benefício do sistema. A ideia é contemplar alternativas para atingir os objetivos do projeto. Esse material é a referência para que o auditor verifique se os procedimentos de gestão aprovados são seguidos.

Construção das bases de dados

Todas as informações devem ser documentadas de acordo com os padrões definidos pela empresa. Quando essas atividades são deixadas para depois, o custo é maior.

Para identificar se estão compostos corretamente, o auditor deve conhecer os padrões definidos, com base nos modelos lógico, físico e, se possível, conceitual.

Seleção da equipe

A equipe que vai administrar os bancos de dados deve ser capacitada para o trabalho. É essencial que os profissionais conheçam e saibam operar as ferramentas adequadas para que sejam capazes de atender às especificações técnicas do modelo de dados.

Diagramas e conteúdo do banco de dados

O auditor analisa o banco de dados para determinar se ele segue as definições de dados, as estruturas, os relacionamentos, as restrições e o armazenamento. A ideia é verificar se tudo é tratado e armazenado da forma especificada e se os usuários têm atuado na manutenção da consistência e da integridade dos dados.

Manutenção

É aqui que se pode confirmar que o desenvolvimento do banco de dados foi feito da forma certa, que a equipe está pronta para construí-lo e que os usuários estão preparados para usá-lo de maneira adequada. São definidos, então, os comportamentos que cada um deve ter para mantê-lo íntegro e seguro.

Revisão

A revisão após a implantação do banco de dados é essencial para verificar se os resultados esperados foram obtidos. Além disso, deve-se avaliar se as necessidades dos usuários foram satisfeitas e se o custo-benefício coincide com as previsões.

A auditoria é, então, essencial para determinar como a integridade, a segurança e o controle dos dados podem ser mantidos. Para isso, podem ser utilizados softwares especializados, que extraem as informações do banco de dados, mostram o caminho das transações, monitoram e otimizam os processos.

Para que a auditoria em banco de dados seja bem-sucedida, o ideal é ter o apoio de uma empresa especializada. Com profissionais experientes para tratar desse assunto, há mais chances de que o processo ocorra sem riscos.

Quer fazer a auditoria em banco de dados nos seus sistemas? Entre em contato conosco e saiba como nossa equipe pode ajudá-lo nessa jornada.

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *