Glossário financeiro MXM: o que é ECF e ECD?

glossario-financeiro-o-que-e-ecf-e-ecd18361A maior parte das empresas no Brasil está sujeita a muitos impostos e a relatórios legais que devem ser apresentados de forma sazonal, mensalmente, bi-mensalmente, semestralmente ou anualmente.

Estes relatórios são submetidos aos controles fiscais municipais, estaduais e/ou da Receita Federal e as leis mudam de empresa para empresa, de acordo com o negócio, com o tamanho, com os requisitos especiais, por exemplo.

No entanto, uma coisa em comum é a obrigatoriedade de ter notas fiscais e outros controles. Pensando nisso, resolvemos esclarecer o que é ECF e o que é ECD para ajudar você a administrar estes pontos na sua empresa.

O que é ECF?

ECF é uma sigla que significa Escrituração Contábil Fiscal. Esta obrigação foi imposta pela Receita Federal a partir de 2015 para substituir a escrituração do Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur) e a Declaração de Informações Econômico-Fiscais das Pessoas Jurídicas (DIPJ). Através dela, são informadas todas as ações que influenciem a elaboração da base de cálculo e o valor devido ao Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) .

Vale destacar que a ECF é apenas uma averiguação do que foi feito durante o ano na apuração do IRPJ e CSLL, assim, é de extrema necessidade o uso de um sistema contábil que assegure a correta computação dos impostos e contribuições. Ressaltamos que a ECF é uma das etapas do SPED, programa que propõe a modernização das administrações tributárias e aduaneiras.

O que é ECD?

A transição da era da papelada para a era digital aconteceu de forma surpreendentemente rápida. Em menos de cinco anos, o Sistema Público Brasileiro de Escrituração Digital (SPED) foi concebido, lançado e atingiu a sua maturidade.

Nesse contexto, ECD significa Escrituração Contábil Digital e é um dos seus subprojetos do SPED. O Brasil instituiu esses sistemas e agora possui um avançado ambiente de monitoramento de contabilidade, um dos melhores do mundo, ancorado pela tecnologia digital.

Satisfazer esta necessidade e se adaptar às mudanças tem sido um grande desafio para as empresas. O ECD, então, nada mais é do que o Livro contábil digital que compreende o “Livro diário”, o “Livro razão”, o “Livro Balancetes diários” e seus livros auxiliares.

Esses livros contábeis em formato eletrônico devem conter uma assinatura digital, utilizando softwares próprios e com certificados de segurança A3, que são emitidos pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas — Brasil).

Esperamos que as diferenças entre ECF e ECD tenham ficado claras. A contabilidade é uma ciência que também está em evolução, por isso, é normal que novos termos e novas siglas surjam a cada ano.

No entanto, se ainda restaram dúvidas que não foram esclarecidas neste Glossário Financeiro, comente no post! Teremos muita satisfação em ajudá-lo!

Mídia Social:

Um comentário sobre “Glossário financeiro MXM: o que é ECF e ECD?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *