Glossário de TI MXM: o que é e para que serve um Banco de Dados?

business documents on office table with smart phone and laptop computer and graph business with social network diagram and three colleagues discussing data in the backgroundMuitas pessoas usufruem dos benefícios dos sistemas informatizados, mas não sabem o que é um banco de dados e qual o seu papel em fazer que estes benefícios aflorem.

Um banco de dados é uma ferramenta tecnológica na qual é possível armazenar de forma organizada e estruturada dados sobre pessoas, produtos, serviços, lugares, dentre tantas outras possibilidades. Ele é a parte essencial de um sistema de informação.

Neste post, vamos informar para que serve um banco de dados. Fique conectado nesta lógica e, certamente, você irá aproveitar ainda mais os benefícios que esta ferramenta pode produzir. Confira:

Diminuir informações redundantes

Quando a empresa registra informações manualmente ou em planilhas, diversos dados são repetidos em vários registros para poder gerar informações consistentes. Com um banco de dados bem estruturado, a entrada de dados é única, o que elimina definitivamente redundâncias e retrabalhos.

Compartilhar informações

Quando um dado entra no banco de dados, ele é imediatamente compartilhado com todos os setores para os quais seja relevante, podendo ser acessado em tempo real por todos os interessados. Desta forma, a execução das tarefas e produtividade das equipes são potencializadas.

Maximizar a segurança dos dados

Um banco de dados bem estruturado assegura a integridade, confiabilidade, confidencialidade e autenticidade dos dados. Com isso, a qualidade das informações passa para um patamar de excelência em segurança.

Melhorar a gestão da informação e conhecimento

Como as informações são coletadas de forma centralizada no banco de dados, a gestão da informação fica facilitada e a busca e acesso às informações é significativamente agilizada. Essa coleção de dados, quando tratada corretamente, forma um arcabouço de conhecimento organizacional que dará suporte à tomada de decisão.

Controlar as operações empresariais

Os bancos de dados armazenam registros de todo o tipo de transação empresarial realizada, tais como: compra, venda, movimentação de estoque, faturamento, movimentação financeira, contratação de pessoal, fabricação de produtos e muito mais.

Com esses dados coletados e organizados, é possível extrair informações operacionais e gerenciais que facilitarão o controle de tudo que acontece na empresa e permitirão elaborar planejamento e planos de ação para otimizar processos, minimizar os riscos e melhorar os resultados gerais.

Viabilizar a medição de desempenho

Uma vez formado um bom banco de dados (com informações suficientes) é possível definir métricas para avaliação do desempenho organizacional.

A combinação dos dados armazenados nos bancos de dados viabiliza informações valiosas para as empresas, que precisam e devem ser aproveitadas para gerar valor para sua estrutura interna e para seus clientes, assim como para criar novas oportunidades de negócios e resultar em maior lucratividade para a organização.

Quando associados a sistemas informatizados integrados do tipo ERP, os bancos de dados geram resultados surpreendentes para sua empresa. Invista na estruturação de bancos de dados em sua empresa!


Agora que você já sabe o que é um banco de dados e para o que ele serve, deixe um comentário sobre suas experiências ou faça uma pergunta para esclarecer alguma dúvida. Queremos enriquecer seus conhecimentos!

Aproveite para conhecer os 7 principais benefícios de um sistema de gestão ERP.

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *