Gestão de indicadores: entenda a importância e saiba como fazer

No mundo empresarial, a gestão de indicadores é coisa séria. Nos negócios que desejam escalabilidade e expansão, a tarefas de construir e acompanhar as métricas de desempenho são essenciais para assegurar que as operações e processos estejam no rumo certo. Afinal, só se pode quantificar aquilo que é possível medir!

Neste aspecto, os indicadores organizacionais são instrumentos indispensáveis à administração moderna e eficiente. Se você ainda deseja saber um pouco mais sobre a importância dos índices, bem com a melhor forma de implantá-los, encontrou o conteúdo certo!

No post de hoje, você terá acesso a informações valiosas para que seja capaz de usufruir dos benefícios inerentes à gestão de indicadores. Confira!

O que é a gestão de indicadores?

Em essência, os indicadores têm a missão de comunicar, de forma simples e por meio da quantificação, os resultados diretos de determinado processo ou operação. A partir deles, o gestor tem mais segurança na avaliação de atividades e, se julgar conveniente, tem mais agilidade para empreender os eventuais ajustes que se façam necessários.

A gestão de indicadores, portanto, baseia-se justamente no adequado monitoramento das métricas preestabelecidas, garantindo que haja acompanhamento recorrente a respeito da performance na execução de tarefas que são essenciais ao crescimento e à sustentabilidade do negócio.

Entre os empreendedores de sucesso, uma expressão de mercado já se tornou uma premissa básica da boa gestão: você não controla o que não gerencia e você não gerencia aquilo que não é capaz de medir.

Por que é importante gerir os indicadores do seu negócio?

Aproveitando o exemplo simples da navegação, a constatação de que velas desajustadas tornam qualquer vento desfavorável é muito válida e pertinente. Se você não sabe para aonde está indo, é muito provável que se perca no caminho e não chegue a lugar algum.

Nos negócios, o panorama não deixa de ser semelhante: ao deixar de gerir os indicadores da sua empresa, você perde a capacidade de ajustar seus processos, de forma a caminhar rumo à conquista do objetivo final. Sem o direcionamento correto, que garante a execução de excelência, é quase impossível atingir as metas estratégicas que foram traçadas.

Ao contar com informações críveis sobre a performance da organização, o gestor constrói uma visão mais sistêmica do negócio e tem mais confiança para tomar decisões importantes com sabedoria. Neste âmbito, a gestão de indicadores é crucial para viabilizar o crescimento orgânico e sustentável da empresa.

Como você pode acompanhar o desempenho empresarial por meio de indicadores?

Agora que você já entendeu a importância de investir na gestão de indicadores, sua atenção deve recair sobre a melhor forma de torná-la efetiva na realidade do seu negócio.

Para usufruir dos benefícios relacionados ao monitoramento de performance, o gestor precisa, primeiramente, estar comprometido com o processo regular de análise.

Depois, no esforço para tornar mais ágil e simples o acesso às informações estratégicas, otimizando os recursos demandados na tarefa de gestão de indicadores, a utilização de um sistema integrado desponta como fundamental à efetividade da avaliação.

O software ERP, por exemplo, permite a construção de dashboards que facilitam a visualização quantificável dos indicadores predefinidos, conferindo alta performance ao gerenciamento das informações determinantes. Invista na tecnologia como uma valiosa aliada no crescimento do seu negócio!

Se você se identificou com o conteúdo e sentiu necessidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, aproveite para ler o nosso post e entender de que forma os indicadores de desempenho podem otimizar a sua gestão.


Aproveite para baixar nosso Guia de BI e saiba como implementar o Business Intelligence em seu negócio! Não perca:

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *