Estágios da Transformação Digital

Estágios da transformação digital: quais são e como passar por eles?

A tecnologia assume um papel cada vez mais importante no desempenho das empresas, especialmente com o aumento da competitividade no mercado. Assim como ocorreu com a máquina a vapor, a internet está levando diversos empreendimentos a se adaptarem. Se você quer acompanhar essa tendência, é uma boa ideia conhecer os estágios da transformação digital.

Ela é responsável por converter os processos manuais da empresa em digitais, progredindo para uma transformação aprofundada e colocando cada vez mais peso na tecnologia, como forma de elevar a produtividade.

Para que você possa passar por essas mudanças sem complicações, listamos aqui 5 estágios da transformação digital e como proceder em cada um deles. Acompanhe!

1. Ativo

Um investimento amplo em tecnologia pode ser útil, mas fazê-lo todo de uma vez é um risco muito grande. Especialmente se não há um direcionamento sólido. Sem informações concretas, qualquer planejamento será bem mais difícil.

A melhor atitude inicial é fazer mudanças pontuais, testar e avaliar os resultados. Só depois de reunir dados e encontrar as ferramentas certas é que você deve começar a ampliar seus investimentos. Tenha medidas bem definidas e uma margem de erro com a qual trabalhar.

2. Formalizado

À medida que você avança nos estágios da transformação digital, suas ações devem apresentar objetivos mais concretos. Depois de realizar os testes e confirmar o melhor desempenho, é hora de começar a aplicar esses processos no dia a dia com mais frequência.

Seu trabalho aqui é ampliar a presença da tecnologia em diversas atividades, usando os dados coletados como base. Conforme a escala aumenta, você pode coletar mais informações, refinar seu planejamento e buscar a cooperação de outros indivíduos dentro do negócio.

3. Estratégico

Depois de confirmar sua eficácia, a alta gestão do negócio tende a oferecer mais suporte às mudanças. Com o tempo, os novos processos e ferramentas serão replicados em outras áreas, fazendo as adaptações necessárias ao contexto e criando novos testes.

Como essas ações terão mais valor estratégico para o negócio, essa situação desencadeará outras inovações, a fim de manter o ritmo. A adoção de uma nova ferramenta de automação, por exemplo, pode fazer com que o setor teste outros recursos para melhorar a própria produtividade.

4. Convergente

Nos estágios da transformação digital até agora, as mudanças nos processos eram consideradas auxiliares em relação ao trabalho da empresa. Porém, à medida que ganham mais relevância, elas logo se tornam o padrão.

Nesse estágio, são realizados novos investimentos para facilitar ainda mais o fluxo de trabalho com essas tecnologias. Isso gera um efeito bola de neve, que atrai mais recursos e inovações no dia a dia.

5. Inovador

Esse estágio final é o principal resultado da transformação digital. Com o uso da tecnologia para automatizar e facilitar processos, além do apoio da alta gestão e a cooperação de todos os setores, essas mudanças se tornam cada vez mais rápidas e frequentes. Cada colaborador pode, por iniciativa própria, adotar um software que melhore o trabalho da equipe e seguir o mesmo processo de inovação.


Conhecendo os estágios da transformação digital, você já terá uma boa vantagem para modernizar e inovar os processos do seu negócio. Se quiser aumentar ainda mais o seu conhecimento em TI, faça um download do nosso ebook abaixo:

 

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *