ERP e transformação digital: qual a importância para a inovação?

A tecnologia já mudou consideravelmente a forma como todas as pessoas conduzem as próprias vidas, seja direta ou indiretamente. Isso inclui desde aspectos comuns do dia a dia até a maneira como empresas são administradas. E um dos efeitos dessas mudanças é a maior aproximação entre ERP e transformação digital , dois itens fundamentais para um negócio hoje em dia.

Você provavelmente já ouviu falar desses termos, mas pode não conhecê-los ou entender como eles se relacionam. Se for esse o caso, não se preocupe! Neste post, vamos explicar esses conceitos e mostrar o papel do ERP no processo de transformação digital de uma empresa. Acompanhe!

O que é transformação digital?

Boa parte das práticas tradicionais de negócios já não fazem mais tanto sentido no mundo digitalizado. Tudo é muito mais dinâmico, com recompensas maiores em relação aos riscos e mais informação para tomar decisões acertadas.

transformação digital seria mais do que apenas usar essas ferramentas no dia a dia, mas sim mudar a forma como uma empresa é estruturada e pensada para se adequar à nova realidade.

O que é ERP?

Abreviação de Enterprise Relationship Management, o ERP é uma ferramenta cada vez mais comum nas organizações. O sistema contribui para a melhor gestão dos recursos da empresa, diminuindo gastos desnecessários e acompanhando seu desempenho. Não se trata apenas de monitorar finanças, mas todo o capital humano e até mesmo social do negócio.

Qual é o papel do ERP na transformação digital?

Partindo desse conhecimento, qual seria a relação entre ERP e transformação digital? A primeira conclusão é que, para se adaptar a uma nova realidade, a empresa também precisa adquirir as ferramentas tecnológicas certas. E o ERP é uma delas.

A seguir, veja algumas das contribuições desse recurso para o processo de transformação digital.

Personalização de ferramentas

Em geral, a maior parte das ferramentas de gestão costumava ser pesada demais para algumas empresas. Havia várias funcionalidades nada úteis para aquele contexto específico — serviam apenas para dificultar a utilização da ferramenta e atrasar seu progresso.

Porém, com a revolução digital, nota-se cada vez mais ênfase na personalização das ferramentas. Dessa forma, você só terá as funcionalidades necessárias, eliminando qualquer ruído e possíveis dificuldades.

Integração com outras tecnologias

A ligação entre ERP e transformação digital ocorre, principalmente, por meio da integração com outras ferramentas. No mundo atual, todas as informações podem e devem ser conectadas. São essas redes de dados que melhoram a capacidade de análise em um negócio.

Assim, integrar seu ERP com outras ferramentas, como CRM, inteligência artificial e afins, é o melhor caminho para se manter competitivo.

Mobilidade e praticidade de acesso

Por fim, também existe muita ênfase na conexão constante e fácil, principalmente graças à navegação móvel. Usar um navegador ou aplicativo de celular para acessar esses sistemas de qualquer lugar é um recurso cada vez mais comum, pois contribui para a flexibilidade de inúmeras estruturas de uma empresa.

Agora que você entende melhor a relação entre ERP e transformação digital, é hora de aplicar esses dois conceitos para melhorar o desempenho de seus negócios. Se quiser mais ajuda nesse processo, entre em contato conosco e veja como podemos auxiliá-lo.


Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *