Entenda o que é Due Diligence e qual o seu papel na empresa

Sabe aquele ditado que diz “é melhor prevenir do que remediar”? Ele não serve apenas para os problemas cotidianos que qualquer um de nós está sujeito no dia a dia. Ele ajuda — e muito — a evitar que empresas passem por dificuldades corporativas que poderiam ser evitadas.

Um dos conceitos mais importantes nesse processo é o due diligence. Trata-se de uma ferramenta importante que funciona como uma auditoria e ajuda no estudo, na análise e na avaliação de informações e documentos de diversos setores de uma empresa com o objetivo de auxiliar o planejamento e a análise de riscos.

Às vezes, o processo de due diligence não é muito agradável para a empresa em análise: suas operações serão vasculhadas em busca de possíveis erros. No post de hoje, falamos o que é Due Diligence e sobre a sua relevância. Venha com a gente e boa leitura!

O que é due diligence?

Due diligence significa, em tradução livre, diligência prévia. É um processo que avalia riscos em oportunidades de negócios. Ele é feito a partir de um conjunto de ações que permite analisar detalhadamente os ativos e os passivos contábeis e jurídicos de uma empresa.

A ideia é que, ao verificar os cenários contábil, tributário, trabalhista e previdenciário de uma organização, seja possível analisar seus potenciais riscos e pontos críticos. Com isso, ela garante de forma imparcial e isenta a veracidade dos dados do empreendimento.

E ela não para por aí: se forem encontrados problemas nesse processo, a due diligence ajuda a encontrar possíveis soluções para eles. A metodologia da due diligence é certificada e serve de base para as tomadas de decisão.

Assim, a due diligence envolve aspectos financeiros, contábeis, tecnológicos, de propriedade intelectual, trabalhistas, previdenciários imobiliários e jurídicos e quaisquer outros da empresa.

Qual é o papel da due diligence?

Comprar uma empresa é uma operação, muitas vezes, arriscada. O papel da due diligence é minimizar os riscos potenciais do processo. É a verificação feita pela due diligence que vai garantir que as ameaças que porventura sejam encontradas não se tornem perdas financeiras no futuro.

Para quem está vendendo uma companhia, a due diligence é também uma forte aliada. Ela é como um selo de qualidade, que demonstra a realidade do empreendimento com precisão. Dependendo dos potenciais riscos apresentados, é uma das formas mais seguras de tornar uma empresa melhor avaliada.

Quais são as etapas da due diligence?

O processo da due diligence está dividido em três etapas. Veja, a seguir, quais são elas:

  • entrevistas e análise documental: livros fiscais, balanços e demonstrações de resultados, demonstrações financeiras dos últimos quatro ou cinco exercícios, certidões fiscais, dados sobre o ativo e o passivo, declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), informações e registros contábeis, cópia de atas, comprovantes de recolhimento de tributos e assim por diante;
  • elaboração de relatório e coleta de material;
  • análise e interpretação de dados.

Quando as informações obtidas nessas fases são combinadas, fica mais fácil perceber outros aspectos da transação — e isso é essencial para que a tomada de decisão possa considerar os cálculos de riscos.

Afinal, elas ajudam a classificar a companhia para, assim, definir quais medidas de proteção são necessárias.

Quem faz a due diligence?

Existem consultorias especializadas em fazer esse exame. Dependendo da complexidade do caso, é comum que haja a participação de especialistas de diversas áreas trabalhando em conjunto — engenheiros, advogados contadores e outros.

Para escolher a melhor equipe, vale pesquisar o histórico do trabalho realizado, bem como conversar com já atendidos pela instituição para garantir que se está contratando um fornecedor sério e que vai fazer uma análise o mais isenta possível.

E, então, já sabe o que é Due Diligence e se sente preparado para iniciar esse processo na sua empresa? Assine nossa newsletter informando seu nome e e-mail abaixo e fique sempre bem informado sobre as novidades da área!

Seu nome

Seu e-mail

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *