Entenda como uma gestão ERP pode transformar sua empresa

Compartilhe:

Cada vez mais empresas, dos mais diferentes portes, adotam os sistemas de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning — ERP). Os motivos são muitos, mas a integração de processos é um dos principais deles e, a partir dela, muitos outros benefícios podem ser percebidos no dia a dia da organização.

Isso porque a gestão ERP permite que as informações dos departamentos sejam compartilhadas entre as diversas áreas para que as atividades ocorram de forma automática. Entre as vantagens desse ecossistema é possível citar, além da óbvia redução de custos, a diminuição de erros e retrabalho.

Desse modo, há melhorias profundas em processos, segurança e confiabilidade. Por isso, a adoção dessa ferramenta torna as companhias mais competitivas perante a concorrência. E mais: é comum que os ERPs sejam personalizados de acordo com as necessidades da organização para que ela atinja resultados com mais facilidade.

Quer saber mais sobre como esse tipo de sistema pode ajudar sua organização? Então, acompanhe o post!

O que é o ERP?

Por ser um sistema de gestão empresarial, o ERP é uma solução que permite administrar uma empresa e toda a rotina de uma companhia a partir da automação gerencial. Por tudo isso, trata-se de um excelente suporte para as tomadas de decisão, já que proporciona uma visão integrada do empreendimento e garante mais controle sobre suas informações.

A gestão ERP permite fazer o monitoramento de resultados, bem como a administração de custos operacionais, a administração do relacionamento com os clientes e o controle contábil. A solução costuma ser dividida em módulos, com funções específicas, que armazenam todos os dados importantes da companhia.

É comum que cada um deles represente um setor da empresa e a integração entre eles possibilita a automação de tarefas repetitivas e burocráticas — como compras, vendas, a forma adequada de pagar contas e assim por diante. Os módulos podem ser escolhidos de acordo com as necessidades, o tamanho e os recursos da empresa.

Entre outros, há opções para os setores:

Integração na gestão ERP

Em outras palavras, o ERP é a ferramenta que permite que a companhia tenha uma visão integrada do negócio. Ou seja, em vez de coletar informações de cada setor individualmente, ele permite acompanhar, em tempo real, o que acontece em cada área da empresa — e tomar decisões com base nesses dados.

Com a combinação de diferentes módulos (de acordo com as características de cada empreendimento), toda a organização é capaz de atuar sob as mesmas diretrizes. Dessa forma, a comunicação interna melhora e as tomadas de decisão se tornam mais ágeis.

Além de oferecer mais controle, o ERP possibilita que haja ganho de tempo, redução de custos e diminuição considerável de erros e de retrabalho. As informações obtidas diretamente pelo sistema são mais confiáveis e, a partir delas, é possível controlar custos ao identificar operações desnecessárias e processos insatisfatórios.

Essa integração entre os diferentes setores, bem como a combinação com outras ferramentas, é muito importante para o monitoramento de resultados. E esse acompanhamento é essencial para saber se os esforços estão levando a companhia pelo caminho certo.

Vantagens do uso do ERP

Além de todas essas facilidades, os benefícios oferecidos pela adoção do ERP vão além. Veja, a seguir, algumas das vantagens que essa solução pode trazer para a organização!

Redução de custos

Apesar de o investimento necessário para a implementação de um ERP ser, em geral, significativo, o montante acaba diluído na redução de custos operacionais. A empresa deixa de gastar com papel, tinta e manutenção de impressoras e copiadoras, e até com as horas que a equipe vai deixar de dedicar a processos manuais.

Os profissionais, então, vão poder dedicar seu tempo a tarefas mais estratégicas para a companhia. Assim, os colaboradores se tornam mais produtivos e motivados — e, com isso, há mais chances de que eles se comprometam com a busca dos resultados almejados pela organização.

Digitalização de arquivos

Ter a documentação da empresa sempre em ordem é um grande desafio, especialmente quando ela se refere a vários anos. Se esse material estiver impresso, pior ainda: sem um método eficiente de arquivamento, as chances de haver dificuldades são grandes.

Quando adota o ERP, a empresa passa para o mundo paperless (ou seja, sem papel). Isso significa que qualquer informação pode ser encontrada em questão de minutos. E mais: se for necessário compartilhá-la, isso pode ser feito por e-mail ou pela nuvem — o que, além de tornar a empresa mais sustentável, dispensa impressões, deslocamentos e seus respectivos custos.

Compartilhamento de dados

Todos os dados da companhia podem ser compartilhados sempre que necessário (e isso facilita bastante os processos caso haja a necessidade de fazer alterações ou de recuperar informações). Assim, a importação e a exportação de dados eliminam a burocracia e são feitas facilmente pelo próprio sistema.

O melhor é que tudo isso acontece sem qualquer intervenção humana. Assim, fica mais fácil prevenir erros, evitar retrabalho e ainda garantir maior confiabilidade. Tudo isso torna a companhia que adota a gestão ERP mais eficiente.

Segurança da informação

Empreendimentos que ainda fazem a gestão com base em papel têm mais chances de enfrentar dificuldades em relação à segurança da informação. Afinal, cópias e fraudes são mais fáceis quando não há documentos e controle digitais.

O ERP ajuda a garantir a idoneidade das informações. Isso porque é possível adicionar um certificado eletrônico aos documentos, de forma a conferir mais confiabilidade a processos e contratos de forma geral.

Tomadas de decisão mais acertadas

Os dados de todos os setores da organização são coletados pelo ERP e transformados em informações relevantes. E essa é, justamente, a matéria-prima mais importante para as tomadas de decisão. Com eles em mãos, fica fácil fazer escolhas mais acertadas.

Isso porque elas não consideram apenas um aspecto de cada vez, mas, sim, o funcionamento integrado da companhia. Assim, a organização tem mais chances de obter resultados positivos no futuro.

E aí, ficou animado para adotar a gestão ERP na sua empresa? Então, entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo nessa missão!


Baixe este e-book exclusivo e entenda exatamente como deve ser feita a implementação de um sistema de gestão ERP:

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.