Como ter decisões mais assertivas com um software de BI

Business IntelligenceUm dos grandes impactos da tecnologia nas operações corporativas nos últimos anos foi a explosão de informações disponíveis para a realização de negócios e para a melhoria das rotinas empresariais. Internet das Coisas, redes sociais, sensores digitais, sistemas de gestão e os próprios smartphones são apenas algumas das fontes de dados que podem ser utilizados por empresas para tornar as suas estratégias de marketing mais eficientes.

Diante disso, ferramentas e rotinas foram criadas para permitir uma gestão de negócios voltada para a análise de informações qualitativas. É nesse cenário que o Business Intelligence entra. Essa nova forma de trabalhar com registros digitais permite a visualização de conteúdos de múltiplas fontes com mais qualidade e por meio de filtros mais efetivos.

Quer saber mais? Então, leia o nosso texto de hoje!

O que é o Business Intelligence

Business Intelligence, ou simplesmente BI, é um processo de tomada de decisões focado em informações obtidas rapidamente e com precisão. Para isso, são criadas rotinas e soluções que coletam, armazenam, processam e permitem a visualização de registros sobre uma companhia e os seus processos internos com agilidade e precisão.

Uma solução de Business Intelligence atua como uma espécie de facilitador das operações comerciais de uma companhia. Nesse sentido, as ferramentas, os sensores e outas fontes de informação são integradas em um único ambiente. Ele transforma tais dados e cria métodos de visualização simples e de fácil entendimento.

A importância dos dados para as operações empresariais

Ao agregar recursos e informações de ferramentas como ERP, CRM, dispositivos da IoT e outros meios digitais, o Business Intelligence gera conhecimento real e capaz de melhorar a eficiência dos processos de tomada de decisões. Com uma análise de dados de maior qualidade, é possível gerar relatórios inovadores, com maior customização e informações inteligentes, atualizadas e práticas.

A contextualização de vários dados melhora o acompanhamento de processos de negócios e facilita a criação de indicadores de gestão. Dessa forma, a empresa pode tornar os seus processos internos mais eficientes utilizando políticas de trabalho mais eficientes.

Vale lembrar, também, que a tomada de decisões de sucesso só é feita quando a empresa possui meios de acessar o seu histórico operacional sem interferências externas. Justamente por isso, é primordial que o conjunto de informações que afetam a rotina da corporação estejam em um ambiente de fácil acesso.

Registros mais precisos e receitas maiores

Toda empresa busca ser competitiva em seu ramo de atuação. Diante da crise econômica, muitos empresários passaram a buscar, na tecnologia, novas formas de tornar os seus processos mais eficientes e com menor custo. Esse trabalho pode ser feito por meio de diversas ferramentas, como as de Big Data e as de BI.

Cloud BI: conheça as possibilidade do Business Intelligence em nuvem

Elas possibilitam à organização uma visualização mais eficiente de todos os seus processos. A união da gestão do negócio com a tecnologia melhora a tomada de decisões estratégicas, impactando positivamente em todo o negócio.

A análise de dados contextualizada também contribui em momentos chaves para o futuro da companhia por criar meios para a consulta de registros críticos em tempo real. Assim, seja localmente ou na nuvem, todo esse processo acaba tendo como maior consequência o aumento da competitividade da companhia e das suas receitas.

E você, já utilizou o Business Intelligence durante a tomada de decisões na sua empresa? Compartilhe conosco nos comentários.

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *