Cyber Crime: 4 dicas de prevenção para empresas

proteja sua empresa contra o cyber crimeTambém conhecido como crime cibernético, o Cyber Crime é basicamente caracterizado por toda atividade criminal praticada através do auxílio da informática. Isto significa que, toda ação onde um ou mais computadores são utilizados como ferramenta para cometer atos ilegais é designada como crime digital.

O Cyber Crime pode atingir pessoas físicas ou jurídicas e ocorre desde a disseminação de vírus para coleta de e-mails – para venda de mailings –, até fraudes bancárias e distribuição de material ilegal. Segundo informações divulgadas pela empresa Symantec, aproximadamente 65% dos internautas do mundo já foram vítimas de alguma forma de crime eletrônico.

A maioria das empresas brasileiras ainda são bastante reativas quando o assunto é Cyber Crime, expondo suas políticas de segurança a sérios prejuízos, desde a deterioração do site até o roubo de propriedade intelectual e/ou desligamento de rede. O impacto financeiro destas atividades pode ser desastroso. Segundo o estudo da Ponemon Institute, os prejuízos podem chegar a US$ 5,9 milhões por ano.

Continue lendo o post de hoje para compreender um pouco mais sobre crimes na internet e como sua companhia pode se precaver:

Proteja sua empresa do cyber crime

Ameaças digitais evoluem diariamente e as empresas devem criar a cultura de priorizar a segurança da informação como um processo e não um produto.

1. Atualize-se sobre o assunto
Para evitar os danos dos ataques cibernéticos é fundamental estar informado sobre as ameaças predominantes e quais as potenciais perturbações para a organização. Além disso, é essencial situar este risco no mesmo grau de importância dos riscos tradicionais das empresas.

2. Atente-se às políticas de BYOD
Estratégias de BYOD (Bring Your Own Device) permitem que colaboradores utilizem seus dispositivos móveis pessoais para trabalhar e armazenar informações empresariais – muitas vezes confidenciais. É indispensável que estes notebooks, tablets e smartphones estejam devidamente protegidos, para impedir efetivamente a ação de hackers e o ataque de vírus.

“49% dos consumidores usam seus dispositivos móveis pessoais para trabalho e lazer, o que potencializa os riscos de segurança para as empresas.”
[Relatório Symantec 2014]

3. Utilize softwares originais e atualizados
Outra forma de resguardar-se contra ataques cibernéticos é operar sistemas genuínos. Afinal, a defesa de uma empresa fica comprometida ao fazer uso de softwares não-originais, facilitando a entrada de invasores virtuais, malwares e programas não desejados.

Segundo a empresa Microsoft, ataques virtuais ocorrem principalmente quando as empresas deixam de investir em softwares genuínos, e o tempo médio para solucionar uma invasão desta natureza é de 45 dias!

4. Proteja sua infraestrutura
Para se obter uma segurança on-line básica são necessários vários tipos de softwares de segurança. Um software de segurança ideal deve contar com processos essenciais como programas antivírus e firewall:

Um firewall é, geralmente, a primeira linha de defesa de sua máquina. Ele controla quem e o que se comunica com o seu computador enquanto on-line. O firewall se apresenta como um “policial” que vigia todos os dados que procuram entrar e sair através da Internet, impedindo que tráfegos perigosos entrem em seu computador.

O antivírus é a segunda linha de defesa do computador. Ele supervisiona todas as tarefas realizadas on-line, como mensagens de e-mail e navegação na web, além de protegê-lo contra vírus, Cavalos de Tróia e outros tipos de programas maliciosos. Um sistema de segurança que lhe permite controlar software indesejado e o protege contra ameaças on-line é essencial para manter a sua segurança na Internet.


Mantenha sua empresa segura

A MXM Sistemas é uma empresa nacional que oferece ao mercado soluções em TI e Gestão para empresas de diversos portes e segmentos. Constantemente atualizada quanto as ameaças virtuais, a equipe de TI da MXM Sistemas está capacitada a oferecer os mais conceituados softwares antivírus do mundo, como o Bitdefender, McAffe, Symantec e Kaspersky, além da solução de firewall Fortigate.

Converse com um especialista em proteção e faça seu orçamento gratuito ligando para (21) 3233-2300 ou enviando um e-mail para [ ticomercial@mxm.com.br ]


call-to-action-bitdefender-blog-01

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *