Cultura de inovação: saiba como engajar funcionários nessa ideia

cultura-de-inovacao-mxm-01Uma cultura de inovação bem estabelecida na empresa é capaz de melhorar processos, maximizar lucros e trazer novos produtos ao mercado, fazendo com que mantenha a competitividade no mercado e impulsionando o crescimento do seu negócio. Mas para isso é preciso que seus funcionários estejam engajados e motivados a seguir essa ideia. Quer fazer esse processo acontecer na sua empresa? Acompanhe o post que preparamos para você.

O que é cultura de inovação?

A cultura organizacional é o conjunto de valores da empresa, quando essa cultura é forte a maioria dos funcionários a seguem e compartilham.

Já cultura de inovação vem de inovar, fazer o novo. Sendo assim, podemos concluir que cultura de inovação dentro de uma empresa é a cultura onde as pessoas são estimuladas a sugerir melhorias e inovações em processos e atividades.

A principal característica dessas empresas é que elas não criam barreiras que impedem o desenvolvimento dessas iniciativas, como, por exemplo, regras e comportamentos muito rígidos.

A equipe é o espelho da liderança

Os líderes devem ser inovadores para estimular a equipe a ser também — é um pouco difícil inovar quando quem vai aprovar sugestões e projetos vão na contramão da inovação. A visão dos fundadores e gestores gera grande impacto em como a empresa se comporta como um todo.

Além disso, os líderes e gestores devem ser pessoas acostumadas a lidar com diversidades, pois a partir dos choques culturais e de pensamento podem surgir excelentes ideias.

Erros acontecem, seja tolerante

Para que os funcionários se sintam seguros a inovar eles precisam ter a certeza de que não vão ser castigados por um projeto falhar. A inovação é filha da criatividade e é praticamente impossível exercitar a criatividade se o ambiente não proporciona segurança psicológica diante dos erros.

O ambiente deve ser favorável

Como exercitar a criatividade em um ambiente rígido? Isso não existe. A informalidade é uma das características das empresas inovadoras, e nesse quesito pequenas e médias empresas saem na frente, pois elas já possuem ambientes e condutas mais informais do que as grandes corporações.

Invista em ambientes agradáveis onde a visão e a audição são estimuladas da forma correta, tenha ambientes que favorecem tanto a criatividade quanto o descanso por meio dos arranjos, mobílias e cores.

Pratique o reconhecimento

Reconheça os trabalhos da equipe, parabenize, premie e agradeça. Muitas vezes as empresas tendem a pagar bons salários aos melhores funcionários, mas a motivação no trabalho vem deixando de ser apenas pelo dinheiro. A satisfação pessoal se tornou o principal fator motivador, sendo assim, os funcionários estão cada vez mais focados em desempenhar aquilo que gostam e se destacarem por mérito e o reconhecimento acaba ajudando a manter a motivação necessária.

Utilize KPIs para medir o desempenho

É preciso mensurar quais os ganhos da empresa e a produtividade para saber o quanto a cultura de inovação está agregando. Pode-se fazer isso por meio dos KPIs que é a sigla em inglês para Key Performance Indicator ou Indicadores-chave de desempenho.

Através desses indicadores é possível medir a produtividade, qualidade, capacidade e estratégia, além da lucratividade, podendo assim acompanhar se os objetivos foram alcançados realmente.

Com esses indicadores fica muito mais fácil engajar os funcionários a desenvolverem inovações para atingir as metas estipuladas, pois os resultados aparecem em forma de números reais.


Seguindo essas dicas com certeza seus funcionários ficarão mais engajados na ideia da implantação da cultura da inovação. Quer ter acesso a mais materiais como esse em primeira mão? É só curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Twitter!

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *