Conheça o MXM-ECF, um projeto dedicado ao envio da Escrituração Contábil Fiscal e integrado ao SPED da MXM Sistemas

ECF na MXM1822 arquivos, 73 empresas de diferentes segmentos de negócio e 100% de êxito. Esse foi o número alcançado pela MXM Sistemas ao longo do projeto MXM-ECF, executado entre julho e setembro do ano passado, e dedicado ao envio da Escrituração Contábil Fiscal.

A obrigação foi imposta pela Receita Federal a partir de 2015 para substituir a escrituração do Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur) e a Declaração de Informações Econômico-Fiscais das Pessoas Jurídicas (DIPJ). O MXM-ECF surgiu visando integrar a solução de SPED da MXM, desenvolvida para atender os critérios do Sistema Público de Escrituração Digital da Receita Federal Brasileira.

A solução completa do MXM-SPED abrange a Escrituração Contábil Digital (ECD), Escrituração Fiscal Digital (EFD), EFD ICMS, PIS e Cofins e, ECF, sendo comercializada módulo a módulo, adaptáveis à realidade de cada segmento de negócio. “O primeiro módulo desenvolvido foi o ECD (Escrituração Contábil Digital), lançado em 2009. Logo após, o EFD ICMS/IPI, EFD Contribuições e, por fim, o ECF. As atualizações se dão por meio da criação de pacotes independentes; e os analistas estudam as alterações e adaptam aos módulos para que fiquem de acordo com a legislação tributária”, explicou Alan Batista, Gerente da Fábrica de Software e responsável pelo MXM-SPED.

Glossário Financeiro MXM: O que é e para que serve o IPI

ECF da MXM Sistemas

Desenvolvedores, analistas, gestores e profissionais da consultoria envolvidos no projeto MXM-ECF

A complexidade da legislação brasileira exigiu que a MXM dedicasse uma equipe exclusiva de desenvolvimento de produtos para a concepção e atualização das soluções criadas. Hoje são nove profissionais responsáveis pela manutenção e evolução dos produtos SPED, entre analistas de sistemas, desenvolvedores e gerência de desenvolvimento.

O MXM-ECF e os módulos que compõem o SPED são completamente integrados ao MXM-Manager, ERP e principal produto da empresa, o que agiliza o trabalho final do usuário responsável pela geração dos arquivos que devem ser enviados ao Fisco. “A nossa solução SPED funciona. São sistemas de fácil interação, intuitivos, com diferenciais marcantes, como importação de XML em blocos, integração on-line com o ERP da MXM e possibilidade de integração com outros ERPs. Além disso, são implantados facilmente e ainda mantêm os dados enviados para RFB armazenados separadamente da movimentação do sistema”, analisou Alan Batista.

Entenda como as mudanças no cálculo do ICMS afetarão as negociações interestaduais

O êxito do MXM-ECF demandou um trabalho intenso de pesquisa, arquitetura e desenvolvimento da solução, iniciado em fevereiro de 2014. Já na área de serviços, grande parte da equipe de consultores foi treinada para atender as demandas de forma rápida e assertiva. Os clientes e parceiros que utilizam o ECF da MXM ainda contam com um curso produzido pelo setor de Treinamento e Documentação sobre Legislação, Parâmetros Básicos, Lucro Presumido, Empresas Imunes e Isentas e Lucro Real. O guia é disponibilizado por meio do Centro de Treinamento MXM armazenado na plataforma Moodle, uma ferramenta voltada ao ensino à distância.

Para Guilherme Carrullo, Vice-Presidente de Operações, o MXM-ECF foi um sucesso e desempenhou um importante papel ao reafirmar a robustez e versatilidade da solução de SPED da empresa. “A MXM sempre teve como um de seus pontos fortes o atendimento à legislação fiscal brasileira. Portanto, desenvolver o ECF, apesar do grande desafio, foi um caminho natural para cumprir as demandas dos nossos clientes. Dentre os clientes que podemos destacar estão a Rede Impar, com cerca de 35 arquivos gerados, a Glencore do Brasil e escritórios contábeis, tais como, Domingues e Pinho Contadores, Acal Consultoria e Auditoria, Recall Ledger, entre outros”, avaliou.

Sobre o projeto, o presidente da empresa, Mauricio Felgueiras, declarou: “O MXM-ECF foi sem dúvida um grande desafio, como aquelas partidas da final onde para vencer, só com muita integração, comprometimento e raça. Hoje materializamos novamente este espírito e comemoramos mais uma conquista”. Com o sucesso das entregas e sensação de dever cumprido, diversos clientes enviaram elogios à equipe MXM.


glencore do brasil“Finalizamos a entrega do ECF das empresas: Glencore do Brasil Com. e Exp. Ltda., Branfrord RJ Participações S.A., Xstorage do Brasil Terminais e Op. Portuárias Ltda., Glenlog Participações Ltda. Gostaria de agradecer o apoio e suporte que tive por parte da MXM, sem o qual este projeto com certeza não teria sido concluído. Não poderia deixar de mencionar nominalmente Maxuel Santana e Claudio Gomes, pela acessibilidade e paciência que tiveram me ajudando e esclarecendo as diversas dúvidas que surgiram durante a implantação deste módulo, e o empenho e dedicação da equipe de consultoria que esteve presente aqui comigo, especialmente a consultora Maria Claudia Fernandes, que me ajudou muito na validação e preparação final dos arquivos” Élcio Alexandria – Glencore Brasil


REDE IMPAR“Estou particularmente animada com o projeto ECF desenvolvido na Impar e tenho certeza que será um sucesso. Muito obrigada a todos, em especial à equipe MXM” Ana Guerra – Rede Impar

“Mais um projeto concluído com excelência! Quero agradecer a todos pela entrega em 100% do projeto. Desde o início tinha certeza que a parceria consolidada iria gerar um grande resultado. É muito reconfortante saber que temos uma excelente equipe e um parceiro como a MXM, que nunca mede esforços para alcançar o sucesso em todos os trabalhos. É um grande prazer fazer parte desse time. Parabéns a todos e, mais uma vez, obrigado!” Fábio Ribeiro Lopes – Rede Impar


logo cemusa brasilQuero agradecer a toda equipe da MXM pela atenção, dedicação e apoio até o último instante no processo de envio das declarações fiscais ECF-IRPJ 2014/2015 das empresas do Grupo Cemusa. O módulo MXM-ECF atendeu às nossas demandas. Parabéns pelo trabalho” Andréia Limeira – Cemusa Brasil


Para outras informações sobre o MXM-ECF, acesse: http://www.mxm.com.br/pt/produtos-pt/12-pt/produtos/gestao-empresarial/344-mxm-ecf

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *