Conheça as 5 principais tendências em modelos de gestão

O mercado muda constantemente e, com ele, também se transformam as demandas de consumo e as metodologias correntes. Para se manter competitivo — enquanto empresa ou mesmo enquanto profissional.

É preciso buscar atualização teórica e prática, valorizando o que é tendência e o que vem dando resultado. No caso de novos modelos de gestão, por exemplo, a dinâmica não é diferente.

Neste post, você entenderá com propriedade por que é tão importante se manter a par das novidades que podem auxiliá-lo a melhorar seu desempenho como líder. Além disso, também vai conhecer um pouco mais sobre os modelos de gestão mais recentes, bem como suas particularidades. Vamos lá?

Liderança e os modelos de gestão: entenda a importância da ligação

A figura do líder suscita deferência e respeito. Ao ocupar um cargo de supervisão, o profissional é automaticamente elevado a uma posição de referência, tendo suas atitudes observadas, valorizadas e replicadas pelo resto da equipe.

Ao se deparar com novos comportamentos e demandas, o líder precisa ser o primeiro a se adequar, buscando formas de permanecer constantemente atualizado. Uma postura aberta ao que é novo, com a firme consciência da necessidade de priorizar o desenvolvimento interpessoal, é imprescindível para uma atuação concisa e relevante.

Neste âmbito, os aspectos da liderança associam-se diretamente aos modelos de gestão, uma vez que estão ligados em essência. Se quiser manter uma atuação pertinente, o profissional precisa estar atento às tendências de gestão, cujos modelos devem acompanhar a evolução da própria sociedade.

Jamais subestime os anseios da sua equipe, do seu cliente e de toda a comunidade que o cerca. Liderança também é inteligência, disponibilidade, busca por inovação e sede constante por aprendizado!

Os modelos de gestão: conheça as principais tendências modernas

Quando se fala em gestão eficiente, muitas teorias se dedicam a explicar de que forma é possível otimizar recursos — materiais e financeiros, mas, sobretudo, humanos — para obter os melhores resultados.

Para solucionar as dificuldades que emergem de um mercado volátil, fornecendo aos líderes os melhores instrumentos para a execução integrada do trabalho, os modelos de gestão despontam como ferramentas essenciais.

E lembre-se: não deixe para aprender depois, mais tarde ou quando tiver uma folga — o mercado não espera e, quando finalmente houver tempo, pode ser tarde demais.

1. Gestão voltada ao empoderamento

Focada em fomentar e estimular a autonomia em sua equipe, este tipo de gestão induz o líder a delegar tarefas importantes e a fortalecer a autoestima dos colaboradores. Consiste em valorizar o indivíduo e dotá-lo de confiança para executar suas atividades com independência.

2. Gestão ligada à colaboração

Pressupõe uma liderança aberta, voltada ao compartilhamento mais do que à imposição. Neste modelo, o time se distancia do engessamento hierárquico e passa a atuar de maneira mais integrada, emitindo opiniões e concedendo feedbacks.

3. Gestão de caráter positivo

Baseia-se no estímulo de um comportamento positivo, atenuando eventuais censuras e maximizando um ambiente compreensivo, instigante e criativo. Neste modelo, o líder é principalmente responsável por cultivar relacionamentos saudáveis e disseminar valores positivos.

3. Gestão com ênfase no que é humano

Centrada no indivíduo, mais do que em procedimentos padronizados e frios, este tipo de gestão aquilata o capital social e preocupa-se com o desenvolvimento técnico e comportamental de cada colaborador.

Para tanto, o líder fornece os insumos (conhecimento, referência, orientação etc) necessários e acompanha de perto o crescimento de seu subordinado.

4. Gestão apoiada em tecnologia

Em resposta à evolução tecnológica, que otimiza rotinas e recursos intimamente associados à administração, o modelo de gestão pautado em tecnologia é cada vez mais assertivo e essencial. Trata-se de conferir alta performance, transparência e segurança aos processos da equipe, angariando resultados consistentes e críveis.

Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *