Conheça 3 serviços para otimizar os projetos de sua empresa

ferramentas-para-otimizar-projetos-blog-mxm-01Uma das áreas de conhecimento que mais tem se desenvolvido nos últimos anos é a gestão de projetos. É possível observar um número crescente de pessoas se especializando e, cada vez mais, as organizações assimilam a sua importância.

E não poderia ser diferente, afinal, é por meio dos projetos que as empresas promovem a inovação, desenvolvem novos produtos e viabilizam a sua ampliação.

Contudo, os desafios da gestão de projetos são muitos, pois lidam com diferentes variáveis e aspectos que vão desde o controle de prazos, custos, qualidade, até o gerenciamento das comunicações e riscos envolvidos, por exemplo.

Mas não há razão para alarde, esse post foi desenvolvido para que você torne os seus esforços de gestão mais assertivos. Confira:

O que é a gestão de projetos?

Em primeiro lugar, é preciso ter o conceito de gestão de projetos muito claro: é a disciplina que envolve competências, habilidades, ferramentas e técnicas aplicadas em favor do sucesso de um projeto. Ou seja, consiste nos esforços que são movidos para se alcançar um resultado favorável ao término de um empreendimento.

A gestão de projetos é um desafio, exigindo a atenção diária a diferentes aspectos (internos e externos) e a utilização dos recursos da forma inteligente para alcançar os melhores resultados.

Para que se logre êxito na gestão de projetos, não basta apenas a boa intenção. E é exatamente por isso que abaixo são sugeridos alguns serviços que visam otimizar projetos e seus respectivos resultados.

3 serviços para otimizar projetos

  • Outsourcing

Outsourcing em gestão de projetos agrega muito valor aos resultados, pois dada a expertise da empresa contratada, se melhora a taxa de sucesso na implantação das iniciativas. Ou seja, enquanto a empresa mantém o foco em seu core business, as demais atividades são gerenciadas e executadas por quem entende do assunto, evitando transtornos desnecessários.

Além de a contratação de um gerente de projeto externo não só beneficiará a empresa pelas próprias competências individuais do gestor, como pela vivência agregada em experiências únicas de muitas organizações em que este atuou. Se não fosse dessa forma, dificilmente, a empresa poderia contar com tamanha bagagem e potencializar a inovação de seus próprios processos.

Essa é também uma valiosa oportunidade para a equipe aprender com alguém reconhecido no mercado, detentor de know-how e com muitos desafios já enfrentados.

  • Implantação de um PMO

O PMO consiste em um Escritório de Gerenciamento de Projetos, é uma unidade organizacional responsável por desenvolver, disseminar e monitorar os padrões de gerenciamento de projetos na organização, incluindo o uso de sistemas.

Para que se possa entender melhor, antes da implantação de um PMO, os projetos costumam se apresentar seguindo diferentes procedimentos de gestão, com controles inexistentes, acometidos por retrabalho constante e com o status difícil de avaliar. Por outro lado, depois da devida implantação de um PMO, todos os projetos passam a seguir um modelo uniforme, com atualização constante, apresentando esforços bem coordenados e eficientes.

Ou seja, ao mover esforços na implementação de um PMO, a empresa consegue gerir cada projeto com maior organização, bem como direcionar a gestão de projetos ao planejamento estratégico, extraindo cada vez mais valor dessas iniciativas ao torná-las mais lucrativas para a organização.

  • Ações de coaching

Apesar do termo coaching ser voltado, sobretudo, para executivos, a técnica também pode ser aplicada em Gerenciamento de Projetos. Isso porque nada impede que seja desenvolvida uma abordagem mais focada, englobando a estratégia e as operações, metodologias e boas práticas de gerenciamento de projetos.

O fator motivacional é também um aspecto muito importante e desenvolvido no coaching, proporcionando ganhos em produtividade valiosos para os projetos.


Agora que já sabe como otimizar projetos, que tal a aprimorar a gestão de processos de negócio?
Leia o este nosso post sobre o tema e tire as suas dúvidas!

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *