Confira 5 dicas essenciais de comunicação interna empresarial

Comunicação-interna-empresarial-5-dicasPor muitos anos, o esforço de comunicação empregado pelas empresas tinha foco apenas nos clientes finais, mas isso mudou. Quando há diálogo, as equipes ficam mais alinhadas, o número de erros diminui e todo o empreendimento é beneficiado.

É importante conhecer algumas dicas de comunicação empresarial, assim é possível otimizar o diálogo no ambiente de trabalho. Mas, primeiro, é preciso entender que essa comunicação também foca nos clientes internos, os funcionários da própria empresa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de comunicação empresarial especialmente para você. Continue lendo nosso conteúdo e veja como otimizá-la, utilizando diversas ferramentas e estratégia a seu favor. Boa leitura!

1. Incentive a liderança a abraçar o assunto

Tudo deve começar pelo topo da companhia, ou seja, com os seus líderes. Quando os gestores, incluindo o CEO, deixam o assunto de lado, por melhores que sejam as tecnologias empregadas, poucos resultados serão efetivamente alcançados. Então engaje a liderança nesse sentido!

É preciso que os líderes saibam ouvir ativamente seus subordinados, estabelecendo uma cultura de “portas abertas”. Ao fazer isso, a comunicação poderá fluir mais livremente, além de construir um clima de credibilidade no ambiente de trabalho.

2. Implemente novos canais de comunicação

Para que a comunicação aconteça com qualidade, é ideal contar com um canal que leve a informação desejada do emissor ao receptor. Em muitas empresas não há meios de comunicação de qualidade, por isso as informações não chegam onde deveriam, abrindo espaço para conversas paralelas.

Entre os principais canais, ganham destaque os aplicativos mobile, sistemas especializados, murais de recados e jornais impressos. A ferramenta ideal pode variar de acordo com o tamanho da empresa, perfil dos funcionários e orçamento disponível.

3. Estabeleça reuniões breves e periódicas

No objetivo de otimizar a produtividade, muitas empresas têm eliminado suas reuniões com as equipes de trabalho. Esse pode ser um grande equívoco, afinal, nesses encontros é possível alinhar objetivos, mensurar resultados e manter cada colaborador devidamente informado.

Uma dica é apostar em reuniões breves, periódicas (ao menos mensal) e sempre com uma pauta preestabelecida. Alguns gestores apostam em reuniões de pé, para que não dure mais do que o necessário. Com boas reuniões o time se mantém sincronizado e unido.

4. Pratique a gestão à vista

Algumas empresas guardam seus resultados a sete chaves, escondendo-os de todos os seus profissionais. Outras, por outro lado, apostam no oposto, praticam a gestão à vista, em que os indicadores-chave de desempenho (KPIs) ficam disponíveis para quem tiver interesse (geralmente, em murais).

Essa estratégia oferecesse mais acessibilidade aos profissionais acerca das informações, além de contribuir para o desenvolvimento de um ambiente de transparência. Para tanto, é importante ter um sistema de gestão eficaz, que condense dados em informações reais.

5. Elimine os possíveis ruídos internos

É considerado ruído tudo aquilo que pode atrapalhar a comunicação, tornando-a ineficaz ou impraticável. Como exemplo, podemos destacar o excesso de barulho no espaço de trabalho, falta de um sistema de gestão adequado ou mesmo a indisposição dos líderes para dar feedback a seus subordinados. Os ruídos devem ser identificados e neutralizados.

Você já deve ter percebido que essas são dicas importantes. Ao aplicá-las, será capaz de aprimorar o diálogo dentro da companhia, tornando-o muito mais fluido e eficaz — assim, os resultados das equipes, departamentos e, consequentemente, da empresa serão otimizados.


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