Compreenda o impacto das inovações de TI no sistema contábil

sistema-contabil-inovacoes-mxm-01A tecnologia da informação vem impactando os processos de contabilidade de uma forma muito positiva, uma vez que está revolucionando o sistema contábil como um todo.

Atualmente, é muito difícil encontrar empresas de contabilidade que façam seu trabalho de forma manual, com papel e caneta e, como a tecnologia avançando cada vez mais rápido, será algo ainda mais raro no futuro.

No entanto, quais são os atuais impactos das inovações existentes na área de TI, que já incidem sobre a contabilidade?

Leia o texto a seguir e conheça alguns deles:

Redução da margem de erros no sistema contábil

Com as ferramentas de processamento de dados e softwares de contabilidade especializados, é justo dizer que as tecnologias têm melhorado dramaticamente a precisão da área e reduzido a margem de erros.

Enquanto alguns contadores ainda utilizam o Microsoft Excel para a inserção de dados e livros-caixa, a maioria das empresas adquirem um software integrado especial que forneça a entrada de dados simplificada e garante que os cadernos e relatórios financeiros sejam mais precisos.

Este é um grande benefício, uma vez que os erros podem levar a penalidades fiscais ou tomada de decisões desinformadas. Uma margem inferior de erros em empresas de contabilidade as tornam mais bem-conceituadas, mantendo-as bem posicionadas no mercado

Maior segurança dos dados

A tecnologia da informação é amplamente utilizada na segurança da contabilidade. Identificações e senhas limitam o acesso a informações confidenciais de clientes. Em vez de pastas e papéis espalhados, a segurança pode ser muito maior com os programas apropriados. Processos críticos, como auditoria dos arquivos do SPED Fiscal e gerenciamento das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) podem ser realizados com total segurança.

Com um programa, as informações contábeis podem ser criptografadas de forma a impedir o uso não autorizado das mesmas, tornando os dados bastante seguros. É possível monitorar laptops ou desktops roubados e extraviados utilizando um software de segurança que pode ser ativado remotamente.

Além disso, o armazenamento das informações em nuvem é outra forma segurança que a tecnologia da informação encontrou para proteção de dados, e que pode ser utilizada pela contabilidade.

Necessidade de menos formação básica e mais formação Estratégica

Com a introdução de programas de software especiais, a necessidade de treinamento de contabilidade básica diminuiu. Um contador que tem acesso a um computador e aos sistemas certos pode facilmente executar serviços de preparação de impostos, análise estatística e modelagem de previsão, de forma muito mais eficiente e sem gastar com anos de formação complementar.

Contabilistas não precisam mais ser os devoradores de números que eram no passado. Atualmente, são profissionais com funções diversificadas, que se tornaram parte de equipes de planejamento estratégico. Agora, muitos prestam consultoria, desenvolvem novos processos e realizam previsões futuras que um computador não é capaz de realizar.

Agilidade dos processos

Com o uso da tecnologia da informação nos processos contábeis, várias atividades que demandavam muito tempo para serem realizadas pelo ser humano podem ser feitas por softwares em pouquíssimo tempo. Isto aumenta a produtividade dos escritórios de contabilidade, pois grande parte das rotinas contábeis podem ser automatizadas pelos profissionais de TI.

Maior planejamento estratégico das rotinas

Com o uso de software de contabilidade é possível ter uma visão melhor do funcionamento da rotina contábil de seu escritório. Desta forma, é muito mais fácil monitorar todos os processos do sistema contábil e saber onde e quando agir para torná-los mais produtivos, da maneira mais estratégica possível.

Viu como a contabilidade só tem a ganhar se apoiando na Tecnologia da Informação? Apresente estas informações para mais pessoas compartilhando este texto em suas redes sociais!

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *