Como o Business Intelligence pode alavancar suas vendas

mxm-bi-business-intelligence-alavancar-vendas-01Semana passada dialogamos um pouco sobre como o Business Intelligence pode aprimorar operações de estoque e produção no post “Como o BI auxilia no gerenciamento de produtos e serviços”.

Hoje falaremos sobre como o BI pode ser utilizado para alavancar suas vendas.

O Business Intelligence é uma ferramenta que permite melhorar o desempenho em vendas da sua empresa. Para isto, dados são convertidos em informação relevante, que é usada como base para tomar decisões de gestão mais corretas e assertivas.

Confira o material que separamos para você hoje e, ao final deste post, baixe gratuitamente o e-book “Guia de BI: Como o Business Intelligence pode alavancar as suas vendas“.

Análise do comportamento do consumidor

Quando falamos sobre análise de comportamento do consumidor, em que você pensa? A verdade é que o BI pode colaborar para que uma empresa entenda:

  • Quais produtos o consumidor prefere;
  • Qual é a frequência de compra;
  • Quais são o método e prazo de pagamento mais comuns;
  • Qual é a taxa de inadimplência dos consumidores;
  • Idade, sexo, classe social;
  • Onde ele gosta de ir;
  • Quais sites acessa;
  • Quais assuntos lhe interessam.

Estes são apenas alguns exemplos, é claro. Com todas essas informações, torna-se possível embasar melhor as estratégias de marketing da empresa, tornando-as mais direcionadas. Por consequência, a taxa de sucesso destas estratégias também aumenta.

Aqui vai um exemplo muito simples: se você não conhece bem seu público consumidor, pode acreditar que ele é composto majoritariamente por homens quando, na verdade, a maioria é de mulheres. Nesta situação, se você desenvolver uma campanha de marketing com ênfase no masculino, não vai obter a conversão em vendas esperada — pois o público real não vai se identificar com a campanha.

Como o BI pode auxiliar nas avaliações de ações de marketing digital

Nós já dissemos que o Business Intelligence permite entender melhor o perfil do seu cliente e, desta forma criar ações de marketing (inclusive marketing digital) mais direcionadas. Porém, esta não é a única relação entre BI e marketing. Com a inteligência de mercado, também é possível, por exemplo, metrificar e analisar os resultados de uma ação de marketing, para identificar sua taxa de sucesso.

Um bom exemplo, usando o caso da tecnologia ERP, é a análise de quantas vendas resultam de uma ação de marketing. Se você criou um e-commerce, por exemplo, pode rastrear os pedidos que chegam através deste canal. Então, utilizando os relatórios do sistema, comparar a representatividade destes pedidos em relação a todas as vendas da sua empresa.

Outro exemplo interessante são as tecnologias voltadas para Big Data, que permitem coletar informações de várias fontes, inclusive de toda a internet. Com isso, você pode rastrear o impacto que uma campanha de marketing digital está gerando, contabilizando as referências que os usuários da web estão fazendo a ela.

Os benefícios do Business Intelligence em ações de marketing mostram que toda estratégia pode ser medida, aplicada e analisada com ferramentas específicas, o que torna todo o processo mais simples e eficaz. Com isso, as vendas e a fidelização de clientes se tornam mais facilitadas.

Nem precisamos explicar quanto tempo estas tecnologias economizam para sua equipe, se comparado à tarefa de pesquisar e registrar manualmente tais referências. Em vez disso, seus colaboradores podem se concentrar em analisar os resultados e identificar a posição dos consumidores em relação à campanha.

Menos burocracia, mais vendas!

Na verdade, a ideia de que a informação é uma ferramenta essencial para aumentar as vendas não é algo novo. Você certamente já sabia que, quanto mais conhecemos o mercado, o nosso negócio e o nosso cliente, maiores são as chances de fechar bons contratos de vendas. Porém, enquanto este já é um fato bem assimilado dentro das empresas, muitas ainda não entenderam que destinar pessoas a fazer a coleta e análise de dados é uma estratégia fraca.

É comum ver empresas contratando pessoas para o cargo de Analista Comercial, justamente com a função de executar essas tarefas mecânicas e burocráticas. Ao fazer isso, você está desperdiçando os recursos humanos da sua empresa.

O melhor caminho é usar a tecnologia disponível para cuidar desse trabalho burocrático. Enquanto isso, sua equipe pode estar focada no core business — no coração dos negócios, aquilo que realmente agrega valor: as vendas. Assim, será mais fácil atingir as metas da empresa.


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