Como melhorar a comunicação interna com chatbots

A tecnologia é uma aliada fundamental de qualquer empresa. Com a transformação digital, cada vez mais soluções inovadoras surgem para possibilitar a otimização de processos, facilitando a vida dos profissionais e aumentando sua produtividade. O uso de chatbots para melhorar a comunicação interna é um bom exemplo disso.

Neste post, explicaremos como funciona essa tecnologia, mostrando onde ela pode ser implementada e por que vale a pena investir nisso. Confira!

O que são chatbots?

Chatbots são robôs virtuais com inteligência artificial capazes de estabelecer conversas com pessoas reais. É possível encontrar esse tipo de tecnologia aplicado aos mais variados objetivos. No entanto, um meio interessante de tirar proveito dos chatbots é colocá-los para otimizar o atendimento a um determinado usuário.

Para entender como eles funcionam na prática, basta pensar na função de reconhecimento de voz dos smartphones. Em geral, esse sistema é integrado a um aplicativo que determina a função a ser executada de acordo com o comando dado.

A Siri do iPhone, por exemplo, é capaz de fazer buscas, abrir aplicativos, informar a previsão do tempo etc. No mercado como um todo, os chatbots já operam em diversas funções simulando o atendimento realizado por um ser humano.

Onde os chatbots podem ser usados?

Onboarding é um termo relacionado à integração de um novo profissional em um ambiente de trabalho. Seu objetivo é facilitar esse processo de aprendizado e adaptação. Nesse sentido, os chatbots vêm se mostrando excelentes ferramentas para tirar dúvidas, esclarecer processos etc.

Grosso modo, eles ficam à disposição para que o usuário faça uma espécie de autoatendimento. Sempre que o funcionário novo tem uma dúvida sobre o funcionamento do ERP, por exemplo, ele pode consultar o chatbot. A mesma lógica é utilizada em sites e plataformas de e-commerce, por exemplo, para agilizar o atendimento ao cliente.

Estamos falando do FAQ. Antigamente, o mais comum era que o usuário tivesse que abrir uma longa lista de perguntas frequentes e encontrar a que estava relacionada à sua dúvida. Os chatbots vieram para revolucionar esse processo.

Com eles, o usuário informa diretamente qual é sua dúvida e o sistema faz todo o trabalho de compreender qual é o ponto em questão e fornecer a resposta. Não se trata apenas de mais rapidez no processo, mas de mais precisão nas informações dadas.

Por que adotar essa tecnologia?

Os chatbots otimizam a comunicação interna da empresa ao assumirem um grande volume de trabalho que, sem eles, precisaria ser feito pela equipe de RH. O atendimento aos novos funcionários é um bom exemplo disso.

Na dinâmica do mercado atual, é essencial que o RH tenha tempo livre para lidar com assuntos de maior relevância e deixe esse tipo de assunto para sistemas automatizados. Isso significa que os chatbots assumem o papel de tirar dúvidas e fornecer informações para todos os funcionários, tanto os novos como os mais experientes.

Vale destacar que os resultados vão além dessa economia de tempo. Com um chatbot à disposição, as dúvidas podem ser registradas, promovendo uma alimentação contínua do sistema para oferecer soluções cada vez mais eficazes para cada problema.

Como você pôde ver, os chatbots são ferramentas essenciais para qualquer empresa que busca otimizar sua comunicação interna. Faça uma análise do seu ambiente de trabalho e veja como eles podem promover uma dinâmica mais eficiente em todos os departamentos!

Se quer saber como isso pode ser feito no contexto específico da sua empresa, conheça a solução de chatbot da MXM!

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *