Como escolher um sistema ERP de alta performance?

O Enterprise Resource Planning, ou apenas ERP, é um tipo de ferramenta praticamente obrigatória nas empresas. Sua função é bem simples: facilitar a administração das informações do negócio, melhorando a coordenação e o desempenho geral. Porém, para atingir o resultado desejado, você deve escolher um ERP de alta performance para sua empresa.  

Há várias formas de determinar qual software é o mais adequado para suas necessidades, mas muitas pessoas não sabem exatamente em quais funcionalidades devem focar. Isso pode resultar em um investimento infrutífero e perdas de ótimas oportunidades. 

Para que você tome a melhor decisão, separamos aqui 4 funcionalidades que sempre devem ser priorizadas em seu sistema ERP. Confira! 

Integração de dados

Por natureza, um ERP de alta performance deve ser capaz de reunir informações de múltiplas fontes e exibi-las em um formato legível. Pilhas de textos e números não são muito funcionais, assim como dados rasos não são suficientes para tomar uma boa decisão. 

Se você quiser um sistema eficaz, precisa de um que integre diferentes áreas da empresa a ambientes externos. Quanto mais informação puder ser correlacionada e analisada, melhores tendem a ser seus resultados no médio e longo prazo. 

Auxílio técnico

Não é esperado que você tenha domínio de todo e qualquer software adotado em sua empresa logo de cara. É necessário tirar algum tempo para ajustá-lo, treinar a equipe e resolver problemas técnicos à medida que eles surgirem. Porém, como tempo é um recurso limitado, pode ser melhor buscar ajuda externa para isso. 

É aí que entra em jogo a assistência técnica oferecida pela empresa. Se você conta com atendimento rápido para resolver problemas com o software e tirar dúvidas, o fluxo de trabalho tende a ser mais eficaz, e você não precisa dedicar muito tempo a aprender todos os detalhes sobre o seu funcionamento. 

Automação de processos

Ainda falando sobre eficiência, inúmeras tarefas envolvidas na administração de uma empresa demandam muito tempo e energia por parte da equipe. Especialmente aquelas monótonas e repetitivas. Boa parte delas poderia ser cumprida com uma ferramenta tecnológica automatizada. 

Felizmente, um ERP de alta performance quase sempre conta com essa vantagem. Desde a facilitação de análises até a criação de gatilhos de oportunidade, esse sistema pode assumir tarefas e liberar você para outras funções mais produtivas. 

Customização

Por fim, uma única receita não é suficiente para atender a todas as demandas. Mesmo os sistemas mais robustos podem ser mais bem aproveitados quando são flexíveis, com funções adaptáveis às circunstâncias. Por isso um ERP customizável é tão útil. 

Com essa característica, você pode adaptar o sistema para que ele se encaixe melhor nas necessidades da sua empresa. Da mesma forma, você pode excluir do pacote componentes que não seriam tão úteis, o que reduz a carga de aprendizado para sua equipe

Com essas informações, você já pode buscar um ERP de alta performance e fazer uma boa escolha para o seu negócio. Se quiser encontrar um exemplo agora mesmo, entre em contato conosco e conheça nossas soluções. 


Conheça mais sobre o ERP e veja 7 formas pelas quais o uso de um ERP vai fazer sua empresa crescer e se destacar! Baixe gratuitamente: 

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *