Como e por que estabelecer um código de conduta empresarial?

Por mais que seja composta de indivíduos, uma empresa é uma entidade própria aos olhos do público. Ela possui a própria personalidade, qualidades e defeitos, os quais os clientes esperam sempre encontrar. Para atender a essas expectativas, é importante haver um modelo de atuação unificado para todos os colaboradores. Para isso serve o código de conduta empresarial.

De forma simples, o código de conduta é um manual ao qual todos os colaboradores podem recorrer quando não sabem qual é a melhor atitude em um determinado contexto. Nele, são incluídas pequenas diretrizes de ética, resolução de conflitos e atitudes cotidianas que cada profissional deve ter para reforçar a identidade da empresa.

Ainda não consegue ver a importância do código de conduta empresarial no seu negócio? Não se preocupe. Vamos explicar sua importância e dar algumas dicas para que você elabore o seu próprio código. Acompanhe:

Qual é a importância desse código?

Orientar os colaboradores no dia a dia

Como já mencionamos, a forma como cada profissional atua em suas rotinas afeta o sucesso da sua empresa e como seu negócio é avaliado em maior ou menor escala.

Diante disso, o código de conduta é elaborado para que todos os colaboradores saibam como atuar dentro dos conformes da empresa. Sem isso, cada atendimento resultaria em uma opinião muito diferente em relação ao seu negócio.

Proporcionar um ambiente de trabalho mais cooperativo

Em muitos casos, a boa convivência entre colegas de trabalho depende muito dos valores que a empresa cultiva. Ambientes excessivamente competitivos raramente geram equipes consistentes e bem sintonizadas, o que custa muito em produtividade.

Um código de conduta voltado para a melhor convivência e cooperação entre os indivíduos pode, pouco a pouco, mudar esse pensamento e aproximar os profissionais.

Como elaborar seu código de conduta empresarial?

Crie as regras em conjunto

O código da empresa dita as atitudes ideais no dia a dia dos colaboradores, mas ele também deve ser um reflexo da empresa como um todo. Sendo assim, a melhor maneira de escrever estas regras é pensá-las em conjunto com os seus colaboradores. Afinal, se você cria normas que eles não podem seguir, elas não serão muito úteis.

Seja direto e simples

É comum encontrarmos manuais muito complexos, detalhados e densos sobre os mais diversos temas. Porém, esse método não serve tão bem em outros contextos. As regras do seu código de conduta empresarial precisam ser simples e diretas, facilmente aplicadas a diferentes situações do dia a dia.

Foque em práticas que beneficiem a todos

Por fim, mas não menos importante, não polua seu código com normas que não beneficiam a empresa, seus colaboradores e os clientes. É melhor ter um com 5 regras práticas e úteis do que ter um grande livro com o qual a maioria não pode contar para resolver seus problemas.

Com estas dicas, você já tem o básico necessário para montar seu próprio código de conduta empresarial e começar a coordenar o trabalho dos seus colaboradores.

Quer continuar acompanhando nossas melhores dicas? Então, curta nossa página no Facebook e veja todas as novidades em primeira mão!

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *