Cinco dicas básicas para se proteger de novos ataques de Ransomwares

Compartilhe:

No último dia 25, jornais de todo o mundo atentaram sobre a propagação do código malicioso Bad Rabbit. Saiba mais sobre esse Ransomware clicando aqui e continue lendo este artigo para saber como se proteger desse tipo de vírus.

Você já ouviu falar sobre Ransomware?

O Ransomware é um tipo de vírus que bloqueia os arquivos do seu computador. Normalmente, o atacante envia um alerta que toma toda a tela da máquina pedindo um resgate quase sempre em bitcoins. Geralmente, esse tipo de vírus infecta seu computador por e-mail de phishing, com links ou arquivos contaminados, portanto, fique ligado!

Sem muito cuidado, pode ser que você faça o download de um desses arquivos ou acesse um site contaminado, abrindo portas para os hackers. Há casos, porém, em que esse tipo de ataque ocorreu por meio de rede. Livrar-se de um Malware como este parece simples, mas não é bem assim.

Confira 5 dicas básicas para se proteger de Ransomwares:

Dica 1: Não pague

Especialistas no setor orientam as vítimas para que não paguem o resgate, e há dois motivos básicos para seguir esse conselho:
O primeiro é que não há garantia nenhuma de que os hackers vão entregar sua chave. E o segundo é que pagando, a vítima está perpetuando esse tipo de crime digital.

Dica 2: A melhor defesa é a prevenção

Manter o sistema operacional atualizado, usar um bom antivírus e, principalmente, evitar baixar programas, arquivos e acessar links duvidosos na internet, evitam a contaminação.

Dica 3: Onde encontrar as chaves

Se você já foi infectado, faça uma visita ao “nomoreransom.org”, criado por agentes de segurança e fabricante de antivírus, o site reúne chaves de golpes que já foram decifrados.

Dica 4: Procure ajuda profissional

Se o seu computador foi contaminado e você não encontrou as chaves, não se desespere!

Procure ajuda de profissionais. Você ainda pode ter um final feliz!

Dica 5: Faça uma restauração completa

Depois de você conseguir desbloquear seus arquivos, faça também uma restauração completa da máquina. Reinstale o sistema operacional, isso limpa o seu computador e reduz as chances de você ser atacado novamente pelo mesmo vírus.

Gostou das dicas? Aproveite para saber um pouco mais sobre a importância da segurança para sua empresa: Segurança: o que essa palavra significa para você e sua empresa?


Fonte: TechTudo – A Tecnologia Descomplicada.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.