A Black Friday está chegando: seu negócio está preparado?

Está chegando aquela época do ano. Os varejistas estão animados e ao mesmo tempo ansiosos com a chegada da Black Friday.

Tradicionalmente, a Black Friday costuma ser uma data de tudo ou nada para muitas empresas. Ou elas começam dezembro comemorando as vendas, ou com uma grande dor de cabeça e acabam o ano no vermelho.

A Black Friday deixou de ser uma data importante para o comércio apenas nos Estados Unidos, e se tornou um evento global, que praticamente abre a temporada de compras de final de ano. E com tantos consumidores aguardando ansiosos, mesmo as empresas que não oferecem grandes descontos podem ver um pico na demanda durante a data.

Para empresas do varejo, a Black Friday oferece muito mais que uma oportunidade de gerar receita. Também é a oportunidade de encontrar e conquistar novos consumidores fiéis – desde que sua experiência seja positiva.

Como se preparar para um “ataque”

Boa parte das vendas da Black Friday acontecem no meio digital. Os picos de acesso aos websites podem ser tão grandes que são comparáveis a ataques denial-of-service (DOS). E todo minuto que um site fica fora do ar, pode custar milhares de reais em vendas não concretizadas, novos clientes perdidos e clientes antigos migrando para a concorrência.

Como os varejistas podem então se preparar para isso? Como oferecer o tipo de experiência que o cliente gostaria?

A chave para uma ótima experiência é se preparar com uma infraestrutura de TI capaz de suportar esses picos de demanda e obter insights em tempo real sobre como os consumidores estão interagindo com o seu negócio, seja online ou nas lojas.

Com aplicações disponíveis e análises avançadas, é possível rastrear o que os clientes estão fazendo no site, entender o seu comportamento e assim oferecer ofertas personalizadas para cada indivíduo. Por exemplo, se um consumidor colocar um item em seu carrinho de compras, o sistema pode sugerir um outro produto relacionado e complementar, em tempo real, antes que a compra seja concluída.

Além disso, análises em tempo real podem ajudam as empresas a evitar que produtos fiquem sem estoque, ou ainda a detectar fraudes em tempo real em transações por cartão de crédito, antes que causem qualquer dano.


Percebeu a importância da preparação para a Black Friday e quer conhecer ferramentas que podem te ajudar? Então, não deixe de entrar em contato conosco pelo telefone (21) 3233-2300 ou pelo e-mail ticomercial@mxm.com.br.

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *