BI: saiba como implantar processos de Business Intelligence

bi-processos-business-intelligence-mxm-01Sabemos que em um mercado extremamente concorrido, ter pleno conhecimento sobre o próprio negócio e dos dados que sua empresa gera é importante para ser mais competitivo. Contudo, se os processos de Business Intelligence não forem bem estruturados e implantados, todos os seus esforços podem se esvair como água em um encanamento furado e a empresa não terá como ter decisões mais assertivas, mesmo fazendo uso de um software de BI.

Para que isso não ocorra, fique atento às dicas que selecionamos para você e sua empresa. Confira a seguir:

Alinhar internamente os envolvidos

Antes de iniciar a implantação de processos de BI, é fundamental que haja um alinhamento interno. Os diversos envolvidos e interessados devem definir objetivos que serão atendidos pelo Business Intelligence. No passado, muitas empresas perderam fortunas por implantarem soluções que geravam dados de forma errada ou sem utilidade para os objetivos de seus gestores.

Detalhar as necessidades dos interessados

Definir os objetivos do projeto no alinhamento interno ajuda a detalhar bem as necessidades que esperam que a solução de BI supra. Cada um dos envolvidos deve informar quais os indicadores de desempenho (KPIs) que necessitam, quando eles deverão estar disponíveis e em que formato serão disponibilizados.

Por conta disso, é errado preocupar-se mais com qual ferramenta escolher do que é preciso a que a empresa extraia. Inclusive, essa prática pode ser uma forma de otimizar investimento, pois nem sempre é necessário gerar uma quantidade enorme de dados.

Definir as fontes de dados a serem usadas

Ao ter definido as necessidades, é preciso garantir que os processos de Business Intelligence contarão com dados de qualidade — para que possa ser feita a otimização da análise dos dados. A melhor forma para garantir isso é definindo quem serão os responsáveis pelo abastecimento do sistema com as informações. Ao fazer isso, se torna muito mais fácil treinar e até mesmo cobrar a qualidade dos dados que serão inseridos na solução de BI.

Incluir a equipe nos processos de Business Intelligence

Todos os profissionais que serão responsáveis pela inserção dos dados ou os interessados na solução devem ser incluídos na implantação da solução. Dependendo da complexidade dos processos, algumas empresas optam pelo desenvolvimento de um protótipo, uma espécie de solução inicial mais simples. Assim, os profissionais que utilizarão o sistema poderão validar a estrutura do escopo ou recomendar correções e alterações.

Estabelecer um prazo para a implantação

Apesar de um tanto quanto óbvio, ainda mais para empresas que já realizam a gestão de projetos, algumas ainda insistem em ignorar essa informação ou em estipular um prazo muito pequeno, no qual — quase nunca — a implantação do processo será feita com qualidade. O ideal é que os setores envolvidos se empenhem para que esse prazo não ultrapasse 6 meses.

A implantação dos processos de Business Intelligence não é uma solução definitiva, com a qual você nunca mais precisará se preocupar. BI é um controle das operações das empresas. E por conta das mudanças constantes, desenvolvendo estratégias ou aperfeiçoando as atuais, os processos da solução de BI precisam ser periodicamente revistos para continuarem atendendo às necessidades do negócio.

Apesar de parecer complicada, a implantação dos processos de Business Intelligence se desenvolve tranquilamente quando a empresa está atenta às considerações acima. Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que outros profissionais não sofram em vão pela “água desperdiçada” em suas soluções de BI!

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *