Banco de dados BI: como ele impacta na segurança da sua empresa?

A quantidade de dados que circula no mundo online hoje em dia é muito grande. Afinal, diariamente, são produzidas informações nas mais diferentes plataformas. No meio corporativo, então, esses dados são, além de essenciais, extremamente valiosos — especialmente quando são usados em business intelligence (BI).

Cuidar dessas informações é muito importante para a empresa. Nesse cenário, ter um banco de dados BI bem estruturado e seguro garante o bom andamento do trabalho. É nele, afinal, que os dados são mantidos de forma organizada e podem ser acessados rapidamente.

Quando o gerenciamento do banco de dados é feito de forma adequada, os erros são minimizados. Além disso, há outros benefícios: é possível delimitar o perfil do consumidor, mensurar a aceitação de um produto ou de um serviço, avaliar indicadores organizacionais e assim por diante.

Essas vantagens passam pelo cruzamento de informações. E nada melhor do que uma ferramenta de business intelligence para fazer esse trabalho. Quer entender como o banco de dados BI pode ser protegido para manter os dados da sua companhia seguros? Continue a leitura!

O que é BI?

BI é a tecnologia que permite coletar dados de fontes internas e externas para, depois, visualizá-los, analisá-los e monitorá-los. Ela permite que as informações sejam transformadas em insights para serem usados em decisões estratégicas, táticas e organizacionais.

Ou seja, a BI oferece informações precisas sobre um determinado contexto. Por isso, as companhias usam os dados fornecidos por ela para melhorar a tomada de decisões, cortar custos, identificar novas oportunidades de negócios e muitas outras ações que afetam seu cotidiano.

Como funciona o banco de dados BI?

Todas as áreas da organização se beneficiam quando há uma ferramenta de BI em uso. O ponto central dessa estratégia é o gerenciamento de banco de dados, já que eles caminham lado a lado. Afinal, é do banco de dados BI que vêm as informações que compõem os relatórios de insights.

A capacidade dessa tecnologia de responder às consultas tem relação direta com seu desempenho. Para que ela seja eficiente, deve ser bem estruturada e ter as informações armazenadas de forma organizada. A demanda da empresa e a capacidade do banco de dados são a base para que se tenha a infraestrutura adequada.

Como garantir a segurança do banco de dados BI?

A segurança do banco de dados BI tem as mesmas dificuldades que a segurança da informação. Isso porque é preciso garantir que sua integridade, sua disponibilidade e sua confidencialidade sejam priorizadas. 

O trabalho, então, é assegurar que os acessos ao sistema ocorram sempre de acordo com as regras preestabelecidas pela empresa. Veja, a seguir, que características o banco de dados BI deve ter para que possa ser considerado seguro para a companhia.

Controle de acesso

Devem ser estabelecidas regras para o acesso ao banco de dados. É a partir desse conjunto de normas que se sabe exatamente quem são os usuários que usam o sistema, quais tipos de privilégios eles têm e como é a política de segurança para a utilização desse recurso.

Autenticação de usuários

Cada um dos usuários do sistema tem um nome e uma senha. É isso que evita o uso sem autorização. Eles têm, ainda, um perfil que está associado aos tipos de tarefas que podem fazer no sistema — afinal, cada aplicação tem uma necessidade específica de acesso.

Criptografia de dados

A criptografia protege dados sigilosos que são transmitidos por meio de uma rede. Além disso, ela pode oferecer proteção adicional a informações confidenciais guardadas no banco de dados BI. 

O processo é feito a partir da codificação dos dados por meio de um algoritmo específico. Dessa forma, quem não tiver autorização para ver os dados, não conseguirá decifrá-los, mas aqueles que estiverem autorizados a vê-los vão receber chaves que permitirão decodificá-lo.

Investir na segurança do banco de dados BI permite que a companhia extraia dados precisos para a tomada de decisões. Isso demonstra a importância de manter o banco de dados sempre seguro para, assim, obter insights adequados às necessidades do negócio.

Garantir a segurança, entretanto, não é uma atividade pontual: ela deve ser uma ação contínua na organização. Se você se preocupa com ela, saiba como modernizar seu empreendimento sem comprometê-la.

 


Quando bem aplicado, o BI permite alavancar as vendas e, consequentemente, aumentar a lucratividade da empresa. Você sabe como implementar o Business Intelligence em seu negócio? Baixe nosso e-book gratuito e confira algumas dicas:

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *