Auditoria fiscal: quais são os benefícios para a empresa?

Nosso cenário tributário pode ser muito confuso, e dependendo das atividades da empresa, faturamento anual e algumas outras variáveis, existem diferentes faixas fiscais que podem ser aplicadas. A saída para saber se seu negócio está alinhado às exigências do Fisco é por meio de uma auditoria fiscal.

Para que você possa entender melhor o que é e como funciona essa atividade dentro de uma empresa, montamos este pequeno post. Aqui, descrevemos também algumas vantagens de sua aplicação. Boa leitura!

O que é auditoria fiscal

Essa atividade é uma inspeção contábil aplicada em uma determinada empresa para a verificação de controle tributário. O profissional auditor é o responsável por realizar uma análise para identificar se todos os tributos estão sendo pagos em dia e se ocorreram quaisquer erros ao cumprir a legislação.

Outro ponto muito importante da auditoria fiscal é identificar as chamadas vantagens tributárias, que podem ser aproveitadas pela empresa para uma inserção em faixas fiscais menos onerosas.

Como funciona

A auditoria pode ser realizada por profissionais internos ou externos, contratados apenas para isso. Um contador é o mais indicado nesse caso, já que poderá avaliar da melhor forma as informações contábeis da empresa.

Durante o processo, é feita uma análise profunda, dividindo as áreas do negócio, buscando por fraudes, brechas ou falhas que possam trazer algum tipo de prejuízo para a organização. Esse profissional deve agir de forma independente e com acesso a todas os dados fiscais.

Benefícios de uma auditoria fiscal

Ao optar por realizar uma auditoria fiscal completa, uma empresa poderá contar com uma série de benefícios. Listamos abaixo alguns dos principais.

Atuação preventiva

Ao realizar uma avaliação minuciosa sobre o pagamento de tributos, o auditor prevê a ocorrência de falhas e fraudes. O relatório final apresentado pelo profissional conterá uma revisão geral sobre todos os documentos avaliados, possibilitando a sua correção.

Em médio prazo isso inviabiliza a ocorrência de denúncias por irregularidades, que podem prejudicar a empresa diante do Fisco em algum momento, por meio de multas e outras sanções.

Cumprimento da legislação

Outro ponto tratado como uma vantagem da contratação de uma auditoria fiscal é a certeza do cumprimento de toda a legislação tributária.

O auditor é um profissional que tem grande know-how tributário. Com isso ele pode verificar quais são as reais obrigações fiscais de uma determinada empresa e analisar se todas elas estão sendo realmente cumpridas pelo negócio.

Recuperação de impostos pagos

Por conta da confusão que envolve nosso sistema tributário e o medo de realizar algum recolhimento de forma indevida, muitos gestores acabam por pagar mais do que devem aos cofres públicos.

Por exemplo, um negócio que optou por Lucro Presumido, enquanto se encaixava em Simples Nacional, tem de recolher mais tributos do que deveria. Quando recuperados, esses valores aumentam a lucratividade e podem ser investidos em melhorias e desenvolvimento do negócio.

Entendeu a importância de uma auditoria fiscal nas empresas? Ela pode ser essencial para evitar sanções, melhorar a compreensão tributária e reduzir custos com impostos.


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