As 5 melhores práticas de endomarketing para empresas

Todo empresário conhece a importância de investir em marketing, certo? Essa é a área responsável por pesquisar os desejos dos consumidores, desenvolver produtos que atendam às suas necessidades e, dessa maneira, conquistar clientes.

Mas você conhece o endomarketing? Muito além da comunicação interna, essa modalidade de marketing é voltada para dentro, ou seja, às pessoas que compõem a organização.

Seu objetivo é engajar os colaboradores, fazer com que eles vistam a camisa da empresa e, dessa forma, aprimorar o bem-estar e o desempenho de cada um. Quer conhecer algumas das melhores práticas de endomarketing? Então, continue a leitura!

1. Promover eventos para o público interno

A realização de eventos direcionados aos colaboradores é uma estratégia ganha-ganha: os funcionários ficam felizes e satisfeitos em fazer parte do time, enquanto a empresa, por sua vez, oferece treinamento e aumenta a produtividade.

Alguns dos eventos mais interessantes para o público interno são as palestras, workshops sobre processos de trabalho, cafés da manhã com o objetivo de integrar as equipes, bem como outros encontros.

Os eventos internos podem ter o objetivo de compartilhar ensinamentos e experiências, motivar os funcionários ou até mesmo estimular a criatividade.

2. Manter um canal de comunicação eficiente

Poucas coisas deixam um colaborador tão frustrado e desmotivado quanto a sensação de não ser ouvido, ou seja, de ser ignorado pelos seus superiores e pela empresa como um todo.

Por isso, uma das melhores práticas de endomarketing é construir um canal de comunicação interna eficiente, por meio do qual os funcionários possam falar e serem respondidos e que, por outro lado, a organização possa se comunicar com todos.

Pode-se adotar soluções como o bom e velho e-mail, grupos de WhatsApp, redes sociais internas, uma solução na intranet ou outros canais adequados ao tamanho e ao perfil da sua organização.

3. Oferecer uma política de benefícios

O auxílio-saúde e o vale-refeição são o bê-á-bá de uma política de benefícios, mas a sua empresa pode ir muito além ao oferecer vantagens como descontos em produtos ou serviços do negócio, incentivar a capacitação e a prática de esportes, dias de folga, entre outros.

Alguns benefícios podem ser atrelados aos resultados da equipe, mas de forma equilibrada, ou seja: sem que os funcionários sintam que a relação não é vantajosa.

Por fim, é importante consultar as leis trabalhistas com o objetivo de verificar se a sua política de benefícios não possui nenhum entrave político.

4. Distribuir materiais de divulgação interna

Por meio dos materiais internos, que podem ser físicos (panfletos, banners etc.) ou digitais (a exemplo dos vídeos institucionais e do e-mail marketing), é possível valorizar a imagem da empresa junto aos colaboradores.

Os materiais podem conter informações sobre o plano de carreira oferecido aos funcionários, os princípios e valores da organização, suas práticas de valorização da equipe ou até mesmo ações sociais e ambientais. O importante é ser honesto e, claro, utilizar uma linguagem que esteja de acordo com a estratégia de comunicação da empresa.

5. Realizar pesquisas de clima organizacional

Bom, de nada adianta promover as melhores práticas de endomarketing se você não puder atestar os resultados positivos, não é mesmo?

Por esse motivo, é importante desenvolver e aplicar pesquisas de clima organizacional, afinal, se as pessoas se sentem bem no seu ambiente de trabalho, a tendência é que os resultados sejam incrementados.

Use formulários de perguntas e respostas e assegure o anonimato dos participantes, de modo que eles se sintam à vontade para expor suas opiniões com sinceridade.

Após a pesquisa, analise os dados, identifique os pontos a melhorar e planeje novas estratégias a fim de aperfeiçoar o clima da empresa.

Nesse mundo cada vez mais competitivo, fazer propaganda apenas ao público-alvo do negócio não é mais suficiente — é importante que seus funcionários se sintam motivados e felizes em participar do time, o que aprimora a produtividade e os resultados.

Por isso, experiente as melhores práticas de endomarketing na sua organização! Agora, você já ouviu falar em gamificação? Leia nosso artigo sobre o assunto e descubra!


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