Análise de viabilidade econômica: novos projetos x orçamento interno

Uma análise de viabilidade econômica deve ser sempre realizada antes que um novo projeto tenha a sua iniciação aprovada. Não importa qual seja o tipo de projeto, pode ser tanto uma expansão do negócio quanto a própria abertura da empresa.

O grande benefício desse tipo de análise é viabilizar a visualização — por meio de projeções e números — das chances reais de retorno do investimento em questão e, portanto, ajudar os gestores a decidir se as premissas são interessantes e se o projeto deve seguir adiante ou não.

Isto é, saber que existe orçamento interno para cobrir os custos — definitivamente — não é o suficiente para justificar a realização de um projeto. Acompanhe os tópicos seguintes e entenda os demais fatores associados!

Estimativa de Receitas

O prazo de projeção varia conforme a especificidade do projeto e de acordo com a expectativa de retorno.

Se o projeto for abrir um restaurante, provavelmente, um retorno de 3 a 5 anos será suficiente. Já projetos mais complexos, como a construção de uma usina de geração de energia elétrica, normalmente, exigem uma projeção de longo prazo.

Para uma melhor análise de viabilidade econômica — tomando por base a projeção de receitas — o importante é considerar o tamanho do público-alvo, as premissas de conversões baseadas em dados históricos e comparativos de nicho.

Estimativa de Custos e projeção de Investimentos

Da mesma maneira que são projetadas as receitas no decorrer do tempo, é preciso também mapear os investimentos demandados para começar o projeto e os custos operacionais que comprometerão o orçamento interno.

De modo simplificado, essas estimativas incluem:

  • custos fixos: aqueles recorrentes e previsíveis tais como: locação, remuneração, eletricidade, etc.
  • custos variáveis: aqueles que oscilam a depender da produção e das vendas, a exemplo de comissões e taxas.
  • impostos: os tributos municipais, estaduais e federais, de acordo o porte da empresa, ou tipo de atividade. Essas variáveis contábeis não devem ser ignoradas.

O importante é definir orçamentos da forma mais realista possível, assim se evita grandes surpresas ao longo da execução do projeto.

Análise de viabilidade econômica por Indicadores

Para as análises anteriores, é possível que seja necessário fazer alguns ajustes e trabalhar com premissas diferentes, a depender do tipo de projeto. No entanto, o real benefício da análise de viabilidade econômica se traduz nos indicadores finais:

Valor Presente Líquido (VPL)

Esse indicador exprime o quanto o fluxo de caixa livre acumulado da projeção total valeria considerando os dias de hoje, daí o nome valor presente.

Para obter esse valor, deve-se abater o custo de capital (também chamado de taxa de desconto ou WACC).

Basicamente, o resultado deve ser comparado com o capital investido, no intuito de verificar se o projeto gerou mais capital do que foi investido. Ou seja, se a receita gerada pelo projeto será superior – e satisfatória – em comparação com o orçamento interno comprometido com tais esforços.

Taxa Interna de Retorno (TIR)

A TIR representa a taxa de retorno do investimento, usando o mesmo fluxo de caixa livre acumulado do VPL.

A diferença se dá na forma que, enquanto o VPL oferece um indicador absoluto e monetário, a TIR oferece uma informação percentual, que pode ser mais facilmente comparada a outros investimentos, como a poupança, por exemplo.

Payback (retorno de capital)

O Payback serve para determinar o momento no qual o projeto terá proporcionado igual quantidade de caixa em relação aquilo que consumiu do orçamento interno desde o início do projeto.

Em síntese, é o período no qual o fluxo de caixa livre acumulado passou de negativo para positivo.

Dessa forma, é possível determinar quantos meses serão necessários para ter o dinheiro investido de volta.


Compreendeu a importância da análise de viabilidade econômica para garantir a rentabilidade dos projetos? Que tal aprender mais sobre finanças empresariais? Baixe agora o nosso guia para uma gestão financeira de sucesso em seu negócio!

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *