Afinal, por que investir na automação de tarefas de recrutamento?

Com o crescimento da tecnologia, inúmeras tarefas do dia a dia se tornaram mais práticas e eficientes em diversos níveis. Atividades que levariam o dia inteiro para serem feitas por uma grande equipe agora podem ser executadas em alguns minutos por uma ou duas pessoas graças à automação de tarefas. Isso se aplica, inclusive, ao processo de recrutamento e seleção.

É verdade que para escolher o candidato certo é necessário que o processo seja humanizado, com entrevistas, conversas diretas e análises críticas. Porém, há muitos passos que consomem tempo e recursos de forma desnecessária. Automatizá-los — e contar com recursos como o Business Intelligence — ajuda a diminuir o peso das tarefas para a equipe de recrutamento e acelera todo o processo.

Para esclarecer ainda mais o assunto, listamos aqui 4 tarefas que podem ser automatizadas para melhorar o desempenho do seu processo de recrutamento e seleção. Acompanhe!

Triagem de currículos

Ler e separar currículos que atendam à demanda de cada vaga pode demorar muito mais do que parece. Dependendo do cargo, pode ser que haja centenas deles. Ao investir em automação de tarefas aqui, você poderá reduzir bastante o tempo necessário para filtrar candidatos e fazer uma pré-seleção.

Esse sistema pode buscar currículos com base em características específicas, como localidade, nível de formação, experiência, competência etc. Isso não é suficiente para uma contratação imediata, mas já deve permitir selecionar os melhores candidatos para uma entrevista, por exemplo, pois é quando você verificará se eles se encaixam na cultura da empresa.

Testes de competência

Algo que se tornou bem mais fácil com a chegada da internet é a aplicação de testes, sejam eles de conhecimento, psicometria ou outros. Como são ferramentas práticas para classificar candidatos, eles ganharam cada vez mais popularidade nos processos de recrutamento e seleção em diversas empresas.

Ao abrir uma candidatura, nada impede que você também crie uma página para o candidato preencher um desses testes. Desde que ele siga um formato de múltipla escolha e os resultados sejam facilmente quantificáveis, não será necessária muita intervenção humana ao longo do caminho.

Resposta ao candidato

A automação de tarefas pode ser aplicada até mesmo no contato com seus candidatos. O ideal é que, após a inscrição na vaga ou algum teste, o profissional tenha um feedback rápido sobre o que pode acontecer. Possível data de uma entrevista, qual foi o desempenho no teste etc. Mesmo pequenas informações ajudam a manter o candidato interessado na vaga.

Como a maior parte desses dados já é registrada automaticamente pelo sistema, não é difícil criar e-mails também automatizados que respondam a todos os candidatos de uma só vez. Isso facilita a marcação de dinâmicas de grupo, novos testes e, claro, a passagem de informações sobre a contratação.

Entrevista virtual

Mesmo os melhores profissionais podem não ter tempo útil para se deslocarem até sua empresa para uma entrevista de emprego completa. Porém, isso não é motivo para perder a oportunidade de fazer uma contratação de alto valor. Por isso as entrevistas por vídeo têm ganhado tanta força.

Se você acredita que é necessário fazer uma pré-entrevista antes da presencial, essa pode ser uma ótima opção. Além, é claro, de ser a mais adequada para contratar colaboradores que trabalham a distância.

Investindo nessas formas de automação de tarefas, você já poderá ver o maior desempenho de seus processos de recrutamento e seleção


Quer conhecer mais sobre uma ferramenta para aprimorar seu processo de recrutamento e seleção? Cadastre-se clicando no banner abaixo e teste o MXM-Recruitment por 30 dias gratuitamente!

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *