8 dicas para proteger sua empresa dos crimes virtuais

8-dicas-para-proteger-sua-empresa-de-crimes-virtuais-mxm-01Quando falamos em crimes cibernéticos a primeira coisa que passa pela cabeça dos empreendedores é que trata-se de um problema que ocorre apenas em grandes e-commerces, bancos, empresas financeiras etc. Atualmente é mais do que necessário alterar essa mentalidade, uma vez que pequenas e médias empresas não escapam da má fé dos cibercriminosos.

De acordo com informações divulgadas pela empresa Kaspersky, especialista em antivírus, o Brasil é o quarto país com maior número de ataques virtuais no mundo. Estes dados fazem parte da pesquisa “Kaspersky Cyberthreat real-time map“, que assinalam que PMEs, uma vez que são mais vulneráveis, acabam por ser alvos mais fáceis.

Por este motivo, de forma a contribuir para a proteção do seu negócio e lhe atualizar sobre as expressões mais utilizados nesse universo, divulgaremos abaixo um glossário desenvolvido pela Microsoft, parceira de negócios da MXM Sistemas, com os significados dos termos sobre crimes virtuais, além de dicas de proteção para cada um deles. Confira!

O que é Coleta de Contas?

A “Coleta de Contas” é um tipo de ataque virtual em que o hacker rouba informações da conta de seus clientes – como identificação de usuários e senhas – para fins ilícitos. Esse tipo de vazamento assusta os clientes, que percebem a fragilidade da companhia, o que pode causar impactos diretos nos resultados.

  • Primeira dica: o ideal é “mascarar” endereços de e-mail para impedir que os criminosos os coletem, além de desenvolver uma política de senhas fortes. Também é interessante estabelecer bloqueios de conta após 3 ou 5 tentativas de acesso errado.

O que é Phising?

O termo refere-se a tentativa de adquirir informações confidenciais, normalmente realizada pelo envio de e-mails falsos muito parecido com o de fontes conhecidas.

  • Segunda dica: evite compartilhar informações de sua empresa por e-mail e não clique em links que não sejam de fontes confiáveis. Mantenha suas atualizações de segurança sempre em dia e use antivírus confiável.

O que é Cookie?

Os Cookies são pequenos arquivos de dados instalados em seu computador/celular pelos sites que você mais navega, com o objetivo de mapear suas preferências e histórico de navegação.

  • Terceira dica: exclua os dados de navegação constantemente para evitar problemas com privacidade. Um bom antivírus pode ajudar bastante.

O que é Spyware?

Sem que o usuário saiba, um software mal-intencionado é instalado em seu dispositivo, o que permite ao cibercriminoso roubar informações sobre sua empresa e compartilha-las livremente com outras pessoas. Tome muito cuidado ao clicar em links desconhecidos, já que o spyware é um tipo de malware (software destinado a se infiltrar em um computador alheio de forma ilícita).


O que é criptografia?

É o processo de codificação de mensagens ou informações que apenas pessoas autorizadas podem acessar.

  • Quinta dica: crie senhas fortes e autenticação em duas etapas. No Office 365, por exemplo, é possível utilizar o BitLocker, um software de criptografia de disco que protege ainda mais seus e-mails e arquivos confidenciais.

O que é Pharming?

Esse tipo de ataque usa técnicas avançadas para criar um site falso, idêntico ao original, com o objetivo de confundir o usuário e roubar identidades e outras informações importantes.

  • Sexta dica: tenha o hábito de verificar as URLs dos sites que você mais utiliza. Dessa forma, você conseguirá identificar facilmente se houver alguma modificação no endereço de seu navegador. Procure por símbolos de segurança, nos sites, como cadeado e o https, além de verificar se o site passa por constantes atualizações de segurança (normalmente, sites seguros possuem selo de verificação).

O que é Worm?

Ao contrário dos vírus, o worm não precisa ser anexado aos arquivos ou programas existentes nos computadores para causar estragos. Em grande parte das ocasiões, esse tipo de técnica se utiliza das redes da empresa para se espalhar nos computadores.

  • Sétima dica: não custa reforçar: instale atualizações de segurança e mantenha o antivírus sempre em dia. Links desconhecidos podem levar worm para o seu dispositivo, portanto, cuidado!

O que é Zombie (ou BOT)?

São computadores ligados à internet e que foram atacados por hackers ou vírus. Normalmente são utilizados para realizar ataques sem que o proprietário se dê conta.

  • Oitava dica: a prevenção é o melhor remédio! Mantenha o backup do disco rígido em dia e use um firewall para proteger a sua rede. E claro, mantenha sempre suas senhas fortes.

Dica Extra!

Utilizar softwares originais é também uma das formas de manter sua empresa sempre segura! A Microsoft, por exemplo, libera periodicamente atualizações de segurança de última geração, que barram o acesso de pessoas mal-intencionadas nos arquivos de sua empresa.


Cotar Office 365Aproveite para ter o Office 365 apoiando seu crescimento:

Com Office 365 a sua empresa ganha em produtividade, flexibilidade e segurança. Com ele você pode usufruir de todas as ferramentas mais familiares para o seu business (Word,Excel e PowerPoint), contando também com uma série de serviços que agregam ainda mais valor ao seu negócio como: Sharepoint, para compartilhar e armazenar informações de qualquer dispositivo; OneDrive, para armazenar e compartilhar documentos com clientes e parceiros; Exchange, o seu e-mail corporativo; e Skype for Business, que faz reuniões online sem custo.

Em caso de dúvidas sobre Office 365 ou licenciamento Microsoft entre em contato com a equipe de TI da MXM Sistemas pelo email ticomercial@mxm.com.br ou ligue para o telefone (21) 3233-2300.


call-to-action-bitdefender-blog-01

Mantenha sua empresa segura: soluções em segurança para pequenas, médias e grandes empresas.

A MXM Sistemas é uma empresa nacional que oferece ao mercado soluções em TI e Gestão para empresas de diversos portes e segmentos.

Constantemente atualizada quanto as ameaças virtuais, a equipe de TI da MXM Sistemas está capacitada a oferecer os mais conceituados softwares antivírus do mundo, como oBitdefender, McAffe,Symantec e Kaspersky, além da solução de firewall Fortigate. Além disso nosso time de experts em segurança e backup oferece soluções em armazenamento em nuvem.

Ficou interessado? Converse com um especialista em proteção e faça seu orçamento gratuito ligando para (21) 3233-2300 ou enviando um e-mail para [ticomercial@mxm.com.br ]

Fonte: Microsoft | Blog Pensando Grande

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *